Um parceiro-chave da coligação, o partido Aliança Democrática (DA), votou contra o orçamento de 2025, na África do Sul, junto dos partidos da oposição o UMkhonto we Sizwe e os Combatentes pela Liberdade Económica.
Os legisladores aprovaram a estrutura fiscal na quarta-feira. A Aliança Democrática (DA) rejeitou o quadro fiscal, juntamente com os partidos de oposição uMkhonto we Sizwe e os Combatentes pela Liberdade Económica.
O controverso orçamento aumentará o imposto sobre valor agregado (IVA) do país, a partir do próximo mês.
O valor será aumentado em mais meio ponto percentual, no ano seguinte, colocando a taxa de
De acordo com o último orçamento, mais de 20 milhões de pessoas na África do Sul dependem de auxílios sociais, com a taxa de desemprego do país em pouco mais de 32%.
Em meio ao lento crescimento econômico e às altas taxas de desemprego, estima-se que o aumento de 0,5% gere cerca de 800 milhões de dólares em receita anualmente.
Isso poderia ser usado para financiar programas governamentais de saúde, educação e serviços sociais.
O promotor público pediu que o Tesouro fizesse mais para reanimar a economia lenta e revisasse os gastos do governo. Após a votação, o governo disse que contestaria o resultado do orçamento na justiça.
O DA juntou-se ao governo de unidade depois que o partido Congresso Nacional Africano (CNA) perdeu sua maioria parlamentar no ano passado.