O País – A verdade como notícia

“Para mim, Putin não é ninguém”, diz Zelensky

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, diz que Putin não é ninguém e que está fora de questão negociações de paz, enquanto soldados russos pisarem solo ucraniano.

Falando em entrevista a um canal de televisão britânico, Zelensky explicou que um encontro com Putin, para dialogar, “não é interessante”, afirmou o chefe de Estado ucraniano, porque me encontrei com ele […] antes da invasão em larga escala. E deparei-me com um homem que disse uma coisa e fez outra”.

O Kremlin também não se mostra interessado num encontro com Zelensky. ‘Há muito que [Zelensky] deixou de ser um possível interlocutor [para o diálogo] com o Presidente Putin”, referiu esta quinta-feira o porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov, citado pela DW.

“O Presidente ucraniano não resolveu o problema [na região] de Donbass. Não cumpriu os acordos de Minsk [para um cessar-fogo], já sabia que não os ia cumprir. Estava a preparar-se para a guerra”, acusou.

Na quarta-feira, os aliados da Ucrânia confirmaram que vão enviar tanques pesados para combater a ofensiva russa. A Alemanha prometeu 14 tanques Leopard 2 A6, que deverão chegar à Ucrânia entre o final de março e o início de abril. A Polónia deverá fornecer outros 14 tanques Leopard 2, de fabrico alemão, agora que tem “luz verde” de Berlim. E os Estados Unidos prometem enviar 31 tanques Abrams. O apoio ocidental não agrada a Rússia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos