O Papa Francisco é operado esta tarde após ter dado entrada no hospital ontem em Roma para exames médicos. O sumo pontífice vai permanecer hospitalizado mesmo depois da cirurgia para o devido acompanhamento da evolução da sua saúde.
De acordo com o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, a operação ao Papa Francisco será feita sob anestesia geral, no segundo dia consecutivo em que visita o hospital Policlínico Centro Gemelli, em Roma.
Sem avançar detalhes das razões específicas da cirurgia, o porta-voz diz que a operação se vai centrar na zona do abdómen, embora o Papa Francisco venha se queixando de dor no joelho, o que o obriga a mover-se com a ajuda de uma cadeira de rodas.
O internamento na unidade de saúde vai durar vários dias para permitir assistência após a operação até que se registe melhorias.
Devido a problemas de saúde, o Papa Francisco pediu para abandonar o cargo e que este fosse o seu último ano na liderança da Igreja Católica, embora ainda não havido resposta sobre a solicitação de renúncia.