Papa Francisco diz que se lembrará de Bento XVI como uma “pessoa nobre e muito gentil”. Outros líderes mundiais também prestaram condolências pela morte do Papa emérito.
Morre o homem e fica a história, diz o provérbio. O papa Bento XVI é lembrando em todo o mundo. O seu sucessor Papa Francisco recorda-se do padre emérito como uma pessoa gentil e nobre.
Numa mensagem proferida este sábado, Francisco agradeceu a Deus por tê-lo dado a Igreja e ao mundo.
Das Nações Unidas, António Guterres o compromisso Bento XVI tinha com a não-violência e a paz”.
Já o chanceler alemão, Olaf Scholz, lamentou a morte do papa emérito Bento XVI, que o descreveu como um “teólogo inteligente” com uma “personalidade controversa”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, lembrou o “sinal forte” enquanto “servo de Deus e da sua Igreja” quando Papa emerito renunciou ao pontificado.
O Presidente polaco, Andrzej Duda, diz que o mundo perdeu um dos maiores teólogos dos séculos XX e XXI, um colaborador próximo de São João Paulo II.
O funeral do papa emérito Bento XVI realiza-se na quinta-feira, na Praça de São Pedro, no Vaticano, numa celebração presidida pelo Papa Francisco, segundo anunciou este sabado a Santa Sé.
O ncorpo de Bento XVI, que morreu aos 95 anos, estará exposto na Basílica de São Pedro a partir de segunda-feira.