O Papa Francisco disse hoje que em todos os lugares onde há conflitos, as populações estão exaustas da guerra, que é sempre inútil. O Papa deu o exemplo de Cabo Delgado e do Sudão.
“Em todos os locais onde há combates, as populações estão exaustas, cansadas da guerra, que é sempre inútil, inconclusiva e só traz morte e destruição, e nunca a solução para o problema”, afirmou Francisco, após a oração do Angelus.
Segundo a Lusa, o Papa referiu-se à província de Cabo Delgado, onde “volta a reinar a violência contra pessoas desarmadas e a destruição de infraestruturas”. O Santo Padre recordou que, há poucos dias, foi incendiada a missão católica de Nossa Senhora de África.
Francisco lembrou também que 10 meses se passaram desde o início do conflito armado no Sudão, que provocou uma situação humanitária gravíssima.
Aos milhares de fiéis concentrados na Praça de São Pedro, o Papa pediu para que não se esqueçam de que “a guerra é sempre uma derrota, sempre” e apelou à oração.
A província de Cabo Delgado enfrenta, há seis anos, ataques armados, alguns dos quais reivindicados pelo Estado Islâmico, o que levou a uma resposta militar desde Julho de 2021, com apoio do Ruanda e da SADC.
Depois de um período de relativa estabilidade, novos ataques e movimentações foram registados em Cabo Delgado.