O País – A verdade como notícia

Países muçulmanos solidarizaram-se hoje com Gaza

Milhares de pessoas manifestam-se hoje em solidariedade com os palestinianos na Faixa de Gaza. Os protestos ocorrem, sobretudo, em países muçulmanos, como Egipto, Marrocos, Iraque, Jordânia, Turquia, Indonésia, Malásia, mas também na África do Sul.

Os manifestantes pedem o fim dos bloqueios e dos ataques aéreos de Israel à Faixa de Gaza, após a brutal ofensiva de militantes do Hamas no Sul de Israel.

A explosão ocorrida na terça-feira num hospital na Faixa de Gaza, que socorria palestinianos feridos e residentes em busca de abrigo, é um dos temas mais invocados nas diferentes manifestações.

As causas da explosão no hospital não foram determinadas, uma avaliação da inteligência militar francesa indica que a causa mais provável foi um foguete palestiniano falhado.

O cerco israelita ao território palestiniano e os ataques aéreos foram também o foco de outras manifestações durante esta semana em universidades egípcias, no interior do Congresso em Washington, em frente à embaixada de Israel na Colômbia e junto à embaixada dos EUA no Líbano.

Segundo o ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, quase 6.000 pessoas foram mortas e 13.000 ficaram feridas na Faixa de Gaza e em Israel, desde o início da guerra, e outras 200 feitas reféns.

Muitas pessoas em Gaza aguardam desesperadamente pela ajuda, após terem de reduzir a sua alimentação para uma refeição diária e ficarem sem água para beber. Neste momento, mais de 200 camiões com cerca de 3.000 toneladas de bens para auxílio à população continuam posicionados junto à fronteira do Egpito com a Faixa de Gaza, enquanto aguardam por autorização para entrar em Gaza.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos