O número de mortes por Coronavírus continua a subir, mas há sinais de esperança um pouco por todo o Velho Continente em regressar à normalidade.
Segundo a Euronews, os europeus começam já a pensar em medidas para flexibilizar as restrições. Mas como serão feitas essas medidas?
Na Itália, o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, deve anunciar, em breve, quais são as medidas a adoptar na segunda fase do combate à pandemia, escreve a Euronews.
Depois de uma longa quarentena, os italianos poderão voltar, gradualmente e controladamente, à normalidade já a partir do início de Maio. As viagens e grandes deslocações permanecerão suspensas, mas fala-se na reabertura de algumas empresas, com a possibilidade da população mais jovem regressar gradualmente ao trabalho.
Na França e Espanha, começa-se também a falar em retornar-se, gradualmente, “à vida normal".
Com o número de novas infeções a descer no país, o Governo espanhol, liderado por Pedro Sánchez, está a ponderar levantar as medidas de confinamento já a partir do dia 26 de abril.
França, apesar das melhorias registadas esta semana, o Governo de Emmanuel Macron vai prolongar a quarentena no país, cujo fim estava previsto para 15 de Abril. O presidente deve divulgar a nova data e novas medidas de combate à pandemia na próxima segunda-feira.
Na Áustria, o primeiro-ministro, Sebastian Kurtz, anunciou que o país vai retornar, gradualmente, à normalidade já a partir do dia 14 de Abril, com a abertura das pequenas lojas.
Na República Checa, a partir desta quinta-feira, algumas lojas não essenciais podem começar a abrir as portas.