O País – A verdade como notícia

Países da COP24 chegam a acordo sobre o clima

Três anos após o Acordo de Paris, representantes de 197 países, discutiu as regras para a aplicação do acordo, fixou directrizes para lutar contra mudanças climáticas, a serem seguidas a partir de 2020, na Cimeira sobre mudanças climáticas COP24, em Katowice, na Polónia.

Segundo a Euronews, no último sábado, a comunidade internacional discutia algumas questões chaves como: a ambição de cada nação, o financiamento para atingir as metas de diminuição de emissões de gases com efeito de estufa e a diferenciação do contributo de cada país para esses objetivos.

Mais de 160 países já apresentaram seus objetivos de redução das emissões, e os demais deverão fazê-lo até 2020. A cada cinco anos, os mesmos serão atualizados, mas só a partir de 2023, os países farão um balanço mundial de seus esforços coletivos para alcançar o objetivo de limitar a temperatura global.

Os países mais afetados pelas alterações climáticas querem que os países mais evoluídos económica e tecnologicamente, que ao longo do tempo têm poluído mais, contribuam mais para combater o aquecimento global.

Entretanto, os EUA, a Arábia Saudita, a Rússia e o Kuwait se opuseram à reunião "acolhendo" um recente relatório da ONU sobre a manutenção do aumento da temperatura global dentro do limite de 1,5°C. E o mundo agora está a caminho dos 3°C neste século.

O Acordo de Paris prevê que os países desenvolvidos ajudem financeiramente os países em desenvolvimento a reduzir suas emissões e se adaptar aos impactos das mudanças climáticas. A COP24 insistiu na necessidade de que este financiamento seja “previsível”, e convidou os países ricos a elaborarem um relatório sobre o mesmo a cada dois anos, a partir de 2020.

Os países em desenvolvimento buscam reconhecimento e compensação pelo impacto do aumento das temperaturas. A ideia de ser legalmente responsável por causar a mudança climática tem sido rejeitada há muito tempo pelos países mais ricos, que temem imensos projetos de lei no futuro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos