O País – A verdade como notícia

Xi Jinping reitera continuidade das suas políticas no Congresso do PCC

O líder chinês, Xi Jinping, destacou hoje a manutenção das políticas que aprofundaram o controlo do Partido Comunista sobre a economia e sociedade da China e suscitaram fricções com os Estados Unidos e outros países.

Segundo o Notícias ao Minuto, no discurso de abertura do 20º Congresso do Partido Comunista da China (PCC), que deve reforçar o estatuto de Xi, o líder chinês exaltou as conquistas dos últimos cinco anos e disse que o partido vai lutar em prol do rejuvenescimento da nação.

“O nosso futuro é brilhante, mas ainda temos um longo caminho a percorrer”, disse Xi Jinping, perante os mais de 2.000 delegados presentes na abertura do evento, que se realizou no Grande Palácio do Povo, junto à Praça Tiananmen, no centro de Pequim.

“Devemos inculcar uma noção mais firme de propósito e autoconfiança em todo o Partido e no povo chinês, para que não sejamos influenciados por falácias, dissuadidos pela intimidação ou intimidados pela pressão”, apontou.

O 20.º Congresso do PCC, que dura uma semana, deve pôr fim a duas décadas de sucessão política ordenada, ao atribuir um terceiro mandato a Xi.

O líder chinês pediu mais investimento no Exército de Libertação Popular e reafirmou que a China não vai descartar o uso da força para anexar a ilha de Taiwan, de acordo com a mesma fonte.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos