Moçambique vai passar a produzir carne bovina de melhor qualidade, inicialmente, na zona Centro do país, o que poderá reduzir a importação da mesma. A iniciativa é o resultado da entrega de 20 kits de suplementação animal aos criadores desta região pela Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze, que servirão para a recolha de capim para a produção de feno e ração com vários nutrientes para alimentar os animais.
Com estes kits, os beneficiários já podem produzir feno e, consequentemente, ração com os respectivos nutrientes para estes animais. Assim, o gado já não precisa de caminhar longas distâncias diariamente, na época seca, para poder comer e beber água. A caminhada contribui para tornar a carne mais rija e, consequentemente, a perda de qualidade.
A Agência do vale do Zambeze diz que pretende, com a iniciativa, reduzir importações de produtos de carne.
A entrega dos kits foi orientada pelo governador de Sofala, Lourenço Bulha, que indicou que, no primeiro semestre deste ano, devido à seca, Sofala produziu cerca de um milhão e duzentas mil toneladas de carne contra mais de três milhões e meio previstos e que estes equipamentos irão melhorar a produção.
A Agência do vale do Zambeze garantiu, nesta cerimónia, que continuará a buscar, através dos seus parceiros, recursos para a melhoria da cadeia de valores da pecuária na região Centro.