O País – A verdade como notícia

Pafos de Bruno Langa testa-se em Turim em mais uma noite da Champions

Depois da realização dos primeiros nove jogos da sexta jornada da fase da liga da Liga dos Campeões europeus, esta quarta-feira outras nove partidas fecham a disputa, que poderá provocar alterações na tabela classificativa. Nesta noite, o Pafos, onde actua Bruno Langa, vai a Turim defrontar a Juventus, procurando somar mais pontos que ajudem a chegar à fase seguinte.

Para os jogos da noite desta quarta-feira os destaques vão para os embates entre Benfica e Nápoles e entre Real Madrid e Manchester United, tendo em conta que os resultados podem ter repercussão no final. Para já, o Pafos, onde actua Bruno Langa, procura surpreender a Juventus, tal como fez com o Olympiacos e com o Mónaco.

 

Juventus – Pafos

A Juventus perdeu apenas dois dos seus últimos 11 jogos europeus em casa, onde alcançou ainda cinco vitórias e quatro empates. Os Bianconeri sofreram o primeiro golo nos cinco jogos da presente temporada da Champions League.

O Pafos, onde joga Bruno Langa, perdeu apenas um dos seus 11 jogos nas competições da UEFA desta época, já que somou conco vitórias e igual número de empates, e está invicto em cinco jogos fora de casa, quatro deles sem sofrer golos.

A equipa de Chipre empatou 0-0 nos dois últimos jogos fora de casa na fase de liga da Champions League desta temporada.

Com 38 anos e 218 dias, o defesa David Luiz, do Pafos, tornou-se no segundo jogador mais velho a marcar na Champions League contra o Mónaco na Jornada 5.

Espera-se que Bruno Langa volte a ser chamado, tal como nas partidas anteriores, para dar consistência ao sector defensivo do Pafos, o que criaria mais dificuldades aos italianos.

 

Benfica – Napoli

O Napoli venceu três dos últimos quatro confrontos europeus entre as duas equipas, sofrendo uma derrota, entre os quais os dois jogos da fase de grupos da Champions League de 2016/17 – 4-2 em casa e 2-1 fora.

O Benfica perdeu apenas dois dos seus últimos oito jogos europeus contra equipas italianas, tendo vencido três jogos e empatado outros três.

As Águias venceram apenas uma das últimas 12 partidas em casa na Champions League, a partir da fase de grupos/fase a eliminar e não ganham há sete jogos nessa condição.

O Napoli perdeu apenas dois dos últimos 15 jogos europeus contra equipas portuguesas, com as quais venceu nove e empatou quatro, e venceu cinco consecutivos.

Scott McTominay marcou três golos nas últimas três partidas da Champions League, isto depois de ter marcado apenas um nos 24 jogos anteriores na competição.

David Neres marcou 17 golos em 83 jogos em todas as competições ao longo de duas temporadas no Benfica antes de rumar ao Napoli em Agosto de 2024.

 

Real Madrid – Manchester City

Real Madrid e Manchester City defrontaram-se 14 vezes nas competições de clubes da UEFA: os espanhóis venceram cinco vezes e o City quatro. As duas equipas mediram forças nas últimas quatro épocas na fase a eliminar da Champions League.

Na temporada passada, o Real Madrid eliminou o City no play-off da fase a eliminar com uma vitória por 3-2 na primeira mão em Manchester e um triunfo por 3-1 em casa.

Os Merengues venceram 13 dos últimos 14 jogos da fase de grupos/fase de liga da Champions League em casa, e sofreram apenas uma derrota.

Com 23 anos e 30 dias, Eduardo Camavinga pode tornar-se no segundo jogador francês mais jovem a chegar aos 50 jogos na Champions League (a partir da fase de grupos/fase a eliminar) da Champions League, depois de Kylian Mbappé (22 anos e 339 dias).

Kylian Mbappé alcançou o seu melhor registo goleador de sempre numa campanha da Champions League, com nove golos, e marcou sete em sete jogos da Champions League contra o Man City, incluindo um hat-trick na vitória por 3-1 do Real Madrid, em casa, na fase a eliminar da época passada.

Erling Haaland marcou nove golos nas últimas nove partidas contra equipas espanholas na Champions League e facturou nos seus últimos cinco jogos como titular na competição, nos quais assinou sete tentos.

 

Qarabağ – Ajax

O único confronto anterior entre o Qarabağ e o Ajax numa competição de clubes da UEFA ocorreu na fase de liga da Europa League da época passada, em que a equipa neerlandesa registou uma vitória por 3-0 no Azerbaijão.

O Qarabağ não venceu os cinco jogos disputados contra equipas dos Países Baixos nas competições da UEFA, mas perdeu apenas um dos seus cinco jogos europeus em casa esta época e marcou pelo menos dois golos em cada um dos últimos quatro jogos nessa condição.

O Ajax está actualmente numa série de oito derrotas seguidas nas competições de clubes da UEFA – a mais longa da história do clube.

O Ajax marcou 397 golos na história da Taça dos Campeões/Champions League, incluindo pré-eliminatórias, e precisa apenas de três golos para se tornar no primeiro clube neerlandês a atingir a marca histórica de 400 golos.

 

Villarreal – Copenhagen

O Villarreal não vence há oito jogos na Champions League, a partir da fase de grupos/fase de liga, tendo perdido os últimos três sem marcar qualquer golo.

Apenas um dos últimos 37 jogos do Villarreal nas competições da UEFA terminou sem golos.

O Copenhagen procura somar vitórias consecutivas na Champions League pela primeira vez desde que ganhou três partidas seguidas nas épocas de 2006/07 e de 2010/11.

Viktor Dadason (17 anos e 149 dias) tornou-se no jogador mais jovem a marcar em vários jogos da Champions League, batendo o recorde anteriormente detido por Lamine Yamal (17 anos e 200 dias), ao marcar contra o Kairat Almaty na Jornada 5.

 

Athletic Club – Paris Saint-Germain

O Athletic Club perdeu apenas dois dos seus últimos 16 jogos em casa na fase de grupos/fase de liga em jogos europeus, já que venceu 13 e empatou um, tendo vencido sete dos últimos oito.

Yuri Berchiche disputou 32 jogos em todas as competições pelo Paris em 2017/18 antes de se transferir para o Athletic Club no Verão de 2018.

O Paris marcou quatro ou mais golos em cinco dos seus últimos sete jogos na fase de liga da Champions League.

João Neves (21 anos e 74 dias) pode tornar-se no jogador português mais jovem a chegar aos 30 jogos na Champions League (a partir da fase de grupos/fase de liga), batendo o recorde detido por Cristiano Ronaldo (22 anos e 226 dias).

 

Leverkusen – Newcastle

Os únicos confrontos anteriores entre o Leverkusen e o Newcastle na Europa ocorreram na segunda fase de grupos da Champions League de 2002/03, em que a equipa inglesa venceu por 3-1 tanto em casa como fora.

Patrik Schick marcou nos últimos dois jogos do Leverkusen na Champions League, depois de ter festejado apenas um golo nas suas primeiras 28 partidas na competição.

O Newcastle venceu apenas dois dos últimos 13 jogos europeus fora de casa.

Harvey Barnes marcou quatro golos nas últimas quatro partidas na Champions League.

 

Borussia Dortmund – Bodø/Glimt

O Dortmund perdeu apenas um dos seus últimos 20 jogos da Champions League em casa, onde venceu 13 jogos e empatou seis, e marcou quatro golos em quatro dos cinco jogos realizados esta época na competição.

Serhou Guirassy apontou 18 golos nos primeiros 23 jogos que fez na Champions League, a partir da fase de grupos/fase de liga, registo superado apenas por Erling Haaland (28 nos seus primeiros 23 jogos).

A próxima vitória do Dortmund será a sua 100ª na história da Taça dos Campeões/Champions League; o clube alemão precisa de dois golos para chegar aos 300 na competição (a partir da fase de grupos/fase de liga).

O Bodø/Glimt venceu apenas um dos seus últimos dez jogos nas competições de clubes da UEFA e não vence há seis jogos.

A equipa norueguesa só não conseguiu marcar em dois dos seus últimos 21 jogos europeus.

 

Club Brugge – Arsenal

O Club Brugge perdeu apenas dois dos seus últimos 19 jogos em casa nas competições da UEFA, numa série que somou 12 vitórias e empatou cinco, e não perde há cinco partidas em casa na fase de liga da Champions League.

Nicolo Tresoldi marcou nos últimos três jogos europeus do Club Brugge em casa.

O Arsenal é a única equipa que ganhou os primeiros cinco jogos da fase de liga da presente temporada. Na única vez em que também começou com cinco vitórias na competição, em 2005/06, chegou à final.

O Arsenal precisa de apenas quatro golos para chegar aos 400 na história da Taça dos Campeões/Champions League, enquanto Gabriel Martinelli marcou nos últimos quatro jogos que disputou na Champions League.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos