O País – A verdade como notícia

Pacientes do HCM celebram Natal Solidário

Foto: O País

Cerca de 940 pacientes internados no Hospital Central de Maputo (HCM), e que poderão passar a festa do Dia da Família naquela unidade sanitária, celebraram, esta quarta-feira, o Natal Solidário.

O evento organizado pelo HCM e amigos daquela unidade sanitária beneficiou mais de 200 crianças que, por diversas razões, estão internadas naquele que é o maior hospital do país.

Segundo Mouzinho Saíde, director do HCM, o Natal Solidário é o momento que o hospital encontra para transmitir o seu carinho aos doentes.

“Os doentes estão aqui internados, muitas vezes, longe dos seus familiares, com sofrimento, dor e muitos perdem a esperança, então nós estamos aqui para trazer este alento e carinho dos trabalhadores e amigos aos doentes”, disse Mouzinho Saíde, director do HCM.

O médico acrescentou que o evento acontece depois de dois anos suspenso por conta da pandemia da COVID-19 e que outro aspecto que se pretendia transmitir aos doentes é a vontade que os profissionais têm de continuar a atendê-los com qualidade, humanismo e dedicação.

Na festa, houve dança, música cantada e tocada pela Orquestra e Banda da Universidade Eduardo Mondlane e outros artistas, para fazer com que os que padecem de alguma enfermidade pudessem voltar a sorrir.

Ivanilson Zavale, um dos beneficiários, chegou, inconsciente, ao hospital no último sábado, depois de ter tido uma dor de estômago.

“Quando me atenderam, mandaram-me fazer raio x e o médico disse que tinha que ser submetido a uma cirurgia, fiquei com muito medo, pensei que fosse morrer, mas correu tudo bem e continuo aqui internado. Fiquei triste por saber que vou passar o Natal no hospital, mas esta festa me alegrou”, contou o paciente.

A celebração serviu para homenagear alguns profissionais da unidade sanitária, uns ainda no activo e outros recém-aposentados.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos