O candidato da Renamo a Presidente da República, Ossufo Momade, garante que, caso seja eleito, vai, junto com o seu partido, mostrar como é que se governa. Momade acrescenta que a Frelimo não sabe governar, e pede para ser eleito, para, em pelo menos um mandato, mostrar como governar.
Ossufo Momade iniciou o seu périplo na cidade de Nampula. No seu discurso, ironizou dizendo que já ressuscitou, num acto de saudação e apresentação da sua candidatura e manifesto eleitoral à população de Nampula.
Ossufo Momade garante que, neste ano, a Renamo não vai falhar. O candidato diz que é preciso fazer reformas na Função Pública, combater a corrupção e apostar na agricultura mecanizada, de modo a desenvolver o país.
“Convido professores, médicos e enfermeiros a votarem em mim e na Renamo, para resolvermos os vossos problemas. Esteve Chissano, prometeu futuro melhor. Veio Guebuza, dizendo que ia combater a corrupção e não fez nada. Nyusi vai sair pela porta pequena. Está a deixar o país mais pobre, está a deixar o país sem hospitais e sem escolas”, disse.
Os populares presentes no campo dos macondes aplaudiam Ossufo sempre que deixava ficar a sua visão de governação, que vai se centrar na elevação da consciência da cidadania moçambicana, respeito pela lei e pelas instituições do Estado, onde, segundo Momade, as pessoas devem trabalhar para o aumento da produção e da produtividade.
Ossufo Momade fez a abertura oficial da sua campanha uma semana depois do início da incursão de “caça ao voto”.