O País – A verdade como notícia

Os “targets” de Sandra, Madina, Filipa e Delma nos EUA

Foto: NMJC

O “O País” apresenta, neste artigo, os dados estatísticos das internacionais basquetebolistas moçambicanas Delma Zita, Filipa Calisto, Sandra Magoliço e Madina Camara que evoluem no New Mexico Junior College da National Junior College Athletic Association (NJCAA).

No New Mexico Junior College, há quatro moçambicanas que se fixaram, não só para darem continuidade aos seus estudos, como também para evoluírem nas “T Birds”. São atletas com potencial que, num passado recente, deram cartas às selecções dos escalões de formação e foram determinantes para que estas se colocassem nos lugares de pódio em provas continentais.

Hoje, nos EUA, procuram estar a um bom nível. Sandra Magoliço e Madina Camara, por exemplo, combinaram 32 pontos na vitória expressiva do New Mexico Junior College diante do University of the Southwest (114-35), em jogo da National Junior College Athletic Association (NJCAA) realizado no passado dia 1 de Novembro.

Em 21:00 minutos na quadra, Sandra Magoliço concretizou 10 em 13 lançamentos de campo tentados e ainda registou 0 em 3 na linha de lances livres.

Já a extremo Madina Camara esteve perto de colectar um duplo-duplo com 12 pontos e 9 ressaltos, dos quais cinco defensivos e quatro ofensivos em 15:00 minutos em campo. A base Delma Zita, que contabilizou 15:00 minutos na quadra, teve um registo de quatro pontos, seis assistências e três ressaltos. A internacional basquetebolista moçambicana concretizou 2 em 5 lançamentos de campo, para além de na linha dos 6, 75 metros haver registado 0 em 1.

Filipa Calito, vice-campeã africana de sub-18, em 2018, contribuiu com cinco pontos, oito ressaltos (cinco ofensivos e três defensivos) nos 15:00 em que esteve em quadra.

No dia 4 de Novembro, Madina Camara foi a melhor cestinha (18 pontos) do New Mexico Junior College na vitória sobre o Cochise College, por 67-41. Camara acrescentou ainda aos “targets” no jogo quatro assistências e três ressaltos.

A atleta, que se evidenciou no Desportivo e depois brilhou no Ferroviário, concretizou 5 em 9 lançamentos de campo, 2 em 4 tiros exteriores e 6 em 8 lançamentos livres em 26:00 minutos na quadra.

Igualmente no cinco inicial, Delma Zita terminou o jogo com sete pontos, cinco ressaltos (quatro ofensivos e um defensivo), três roubos de bola e um roubo de bola. Zita fechou o jogo com 3 lançamentos concretizados em 5 tentados e 1em 2 na linha de lances livres.

A poste Sandra Magoliço, essa, contabilizou cinco pontos aos quais acrescentou igual número de ressaltos (dois ofensivos e três ofensivos) em 23:00 minutos na quadra. Magoliço concretizou 2 em 6 lançamentos de campo e 1 em 2 na linha de lances livres.

Já no dia 12 de Novembro, na vitória sobre o Seward County Community College por 72-35, Delma Zita esteve em destaque com 14 pontos, quatro assistências, três ressaltos defensivos e um roubo de bola.

A campeã africana de clubes pelo Ferroviário de Maputo concretizou 6 em 11 lançamentos de campo e 2 em 3 tiros exteriores.

Em 21:00 minutos na quadra, Sandra Magoliço contabilizou 4 pontos e igual número de ressaltos (dois ofensivos e igual número defensivos), para além de ter registado 2 em 6 nos lançamentos de campo.

Madina Camara fez igualmente parte do cinco inicial, tendo contabilizado dois pontos em 7:00 minutos na quadra. Lançada para o segundo cinco, Filipa Calisto contribuiu com oito pontos aos quais acrescentou seis ressaltos e dois “turnovers”.

Num jogo com elevado grau de dificuldades, o New Mexico Junior College venceu, no passado dia 18 de Novembro, o McCook Community College por 58-47. Zita contribuiu com cinco pontos, quatro ressaltos e um roubo de bola nos 14:00 em que permaneceu na quadra. Os seus dados estatísticos indicam que converteu 2 em 5 lançamentos de campo e 1 em 2 tiros exteriores.

Por sua vez, Madina Camara contabilizou dois pontos e quatro ressaltos em 21:00 minutos, enquanto Sandra Magoliço apresentou-se com quatro pontos, dez ressaltos (cinco ofensivos e igual número defensivos) nos 18:00 minutos na quadra.

Filipa Calisto esteve na quadra durante 10:00 minutos, saindo do jogo sem pontuar mas “capturou” quatro ressaltos sendo três ofensivos e um defensivo.

SANDRA MAGOLIÇO LIDERA PONTUAÇÃO

A poste Sandra Magoliço lidera o New Mexico Junior College em termos de pontos com média de 10.6 pontos/jogo numa média de 22:06 minutos na quadra. A sua percentagem é 54.6%, nos lançamentos, 100% nos tiros exteriores e 30% na linha de lances livres.

Já Madina Camara apresenta uma média de 7.2 pontos por jogo em 17:04 minutos na quadra, sendo a média da extremo é de 48% nos lançamentos de campo, 37.7% nos tiros exteriores e 75% na linha de lances livres.

Delma Zita, base, tem uma média de 7.0 pontos/jogo em 24:01 minutos em campo para além de se apresentar com as seguintes médias: 48.4% nos lançamentos de campo, 44.4% nos lançamentos longos e 50% na linha de lances livres.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos