O País – A verdade como notícia

“Operação CHAN 2022” arranca na primeira semana de Dezembro

Está definido! Os Mambas iniciam, na primeira semana de Dezembro, os trabalhos de preparação, tendo em vista a sua participação no CHAN 2022, prova a realizar-se de 13 de Janeiro a 4 de Fevereiro do próximo ano.

De resto, nesta época do ano, o Moçambola 2022 já terá terminado e o seleccionador nacional, Chiquinho Conde, contará com o grupo de jogadores convocados única e exclusivamente concentrados na prova na qual os Mambas vão disputar pela segunda vez na sua história.

Com um grupo de jogadores que fizeram a campanha de qualificação ao CHAN 2022 com sucesso já identificado, mas, acima de tudo, face ao assédio de clubes de fora do país, Chiquinho Conde espera não ter contrariedades. Isto porque, caso alguns jogadores que se evidenciam no Moçambola se transfiram para o estrangeiro, o leque de jogadores convocáveis pode reduzir.

“É verdade que há a janela de transferência de Dezembro, onde poderá haver alguma transferência. É claro que eu desejo que eles tenham a melhor projecção para as suas carreiras e vidas. Mas estou a contar que não aconteça nenhuma transferência até Dezembro”, começou por desejar o seleccionador nacional de futebol em entrevista à “RM Desporto”.

A ideia passa, claramente, por manter o grupo coeso e projectá-lo para uma boa prestação. Conde não fecha, no entanto, a possibilidade de poder enquadrar novos valores, dada a possibilidade de eventuais lesões assim como a baixa da forma de jogadores.

“Queremos manter este grupo que formámos e também ver a possibilidade de inclusão de alguns jogadores, porque o futebol é o momento. Não sabemos o que vai acontecer daqui a um mês em termos de estado de forma e condicionamento físico. Podem acontecer lesões”, alertou Chiquinho Conde.

O mais importante, para já, é que os jogadores se concentrem, no máximo, no campeonato nacional de futebol e procurem dar o seu melhor. Aliás, somente com jogadores em grande forma é que os Mambas podem alcançar bons resultados.

“Entrou o Sebastian do Ferroviário da Beira, que nunca tinha estado neste grupo. Entrou também o Edson e tivemos a saída do Edmilson. Pode haver a possibilidade de entrarem alguns jogadores que acharmos nesta nossa observação. Eu quero que, neste momento, eles estejam concentrados no campeonato que está à ribalta, que disputem arduamente e compitam. Eu preciso de que estejam a um bom nível em termos de competição”, notou o seleccionador nacional de futebol.

Os Mambas estão inseridos no grupo “A” do Campeonato Africano reservado aos atletas que evoluem nas respectivas ligas nacionais, juntamente com a Argélia, país organizador da prova, Líbia e Etiópia.

A estreia dos Mambas está prevista para o dia 13 Janeiro de 2023, no Baraki Stadium, Algiers, quando defrontarem a Etiópia.

Na segunda jornada, marcada para 17 de Janeiro, no mesmo campo, o combinado nacional mede forças com a Líbia.

No fecho da fase de grupos, a 21 de Janeiro, Moçambique mede forças com a Argélia. O CHAN 2022 será a 7ª edição deste torneio bienal. Inicialmente programado para 10 de Julho e 1 de Agosto de 2022, a competição foi adiada e remarcada para o próximo ano, devido à pandemia da COVID-19, assim como a realização do Campeonato do Mundo entre os meses de Novembro e Dezembro deste ano, no Qatar.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos