O País – A verdade como notícia

ONU diz que Moçambique é exemplo positivo de que ajuda humanitária depende do poder local

A secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU) para Assuntos Humanitários, Ursula Mueller, disse que a pesar de considerar que a arquitectura da resposta humanitária da ONU é eficaz tudo depende da capacidade local e o poder das equipas de intervenção. Mueller disse que Moçambique é um exemplo positivo.

“A resposta aos ciclones Idai e Kenneth foi muito impressionante, a coordenação no terreno liderada pelo Governo, foi um enorme sucesso”, disse.

A responsável também destacou que as doações e o financiamento internacional foram disponibilizados rapidamente para a ajuda humanitária em Moçambique.

Para Ursula Mueller, o mais importante na resposta humanitária depois de um desastre natural são "as capacidades locais", porque "estes países estão encarregados" de dirigir as operações e a comunidade internacional junta-se para apoiar "os esforços dirigidos localmente", escreve o Notícias ao Minuto.

"Foi uma mulher que esteve a gerir a resposta ao desastre em Moçambique, o nome dela é Augusta Maita e eu conheci-a. Quando ela partilhou a sua história, de ter visto mulheres e crianças serem arrastadas pela corrente das inundações, fiquei muito comovida", disse Ursula Mueller.
 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos