O País – A verdade como notícia

ONG’s querem promoção da saúde sexual em zonas mais recônditas do país

Representantes de várias Organizações Não Governamentais estiveram reunidos, ontem, na cidade de Maputo, para debater e avaliar o nível de promoção da saúde sexual reprodutiva e a igualdade de género como factores essenciais para o desenvolvimento sustentável. O encontro de ontem serviu também para os participantes debaterem estratégias de combate à gravidez precoce. O facto é que o desconhecimento sobre os direitos de saúde sexual e reprodutiva, segundo foi revelado no encontro, tem influenciado para casos de gravidezes indesejadas.
 
Durante as intervenções, quase unânimes, os participantes defenderam a necessidade de maior colaboração das autoridades para que os programas de promoção da saúde sexual reprodutiva e a igualdade de género cheguem às zonas mais recônditas. O Director Nacional da Pathfinder, organização que promoveu o evento, Riaz Mobaracaly, destacou melhorias no respeito aos direitos das mulheres, apesar de existirem vários desafios. Ainda na ocasião, Mobaracaly, anunciou a aposta da Pathfinder em reforçar seus programas para as zonas rurais cujos vários serviços são deficitários sobretudo no que toca ao atendimento dos direitos do género com destaque para mulheres.
 
O evento que decorreu sob lema: A Saúde Reprodutiva e a Igualdade de Género são Essenciais para o Desenvolvimento Sustentável” foi organizado pela Pathfinder International no âmbito da celebração do dia Mundial da População, efeméride assinalada no passado dia 11.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos