O ministro dos Combatentes, Eusébio Lambo, mostrou-se impressionado com o nível de entrega dos combatentes na implementação de projectos de empreendedorismo, financiados pelo Fundo da Paz e Reconciliação Nacional.
Lambo diz que todos moçambicanos devem produzir para reduzir a dependência do país em relação aos produtos provenientes do exterior e os combatentes não são excepção.
O ministro afirmou, depois de visitar alguns projectos dos combates, que esses projectos constituem prova de que com dedicação e entrega ao trabalho Moçambique pode ser auto-suficiente em termos de produção de comida.
Os projectos visitados pelo ministro dos combatentes integram a fase piloto da parceria entre o Fundo da Paz e Reconciliação Nacional (FPRN) e a Losana Farma vocacionada na prestação de serviços de assistência técnica para a produção agrícola.
A parceria entre as duas empresas já está produzir resultados satisfatórios, exemplo disso é o projecto agrícola pertencente a um combatente, Castigo Mugabe, que beneficiou de um financiamento de cerca de 630 mil meticais.
Lambo assegurou que o FPRN está a trabalhar nos mecanismos de retenção na fonte em coordenação com o Ministério da Economia e finanças, por forma a permitir que mais combatentes possam ser financiados teves do fundo.