O País – A verdade como notícia

OMS pede ajuda para evitar colapso do sistema sanitário no Afeganistão

O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu ontem para que a ajuda internacional seja rápida, para evitar o colapso do sistema sanitário no Afeganistão.

“Encontrei-me com líderes talibãs para discutir a actual situação de saúde no Afeganistão e as necessidades dos trabalhadores afegãos, para evitar o colapso do sistema de saúde”, disse Tedros Adhanom que está de visita a Cabul.

O director-geral da OMS explicou que o Afeganistão enfrenta uma série de graves problemas sanitários, entre os quais se destacam “a falta de equipamentos, medicamentos e pessoal”, apelando para que a comunidade internacional continue a financiar programas que visam aumentar a qualidade da saúde, nutrição e serviços de planeamento familiar.

Adhanom salientou ainda a necessidade de pagar aos profissionais de saúde e avisou para os riscos da fuga de cérebros, lamentando que estes problemas já estejam a causar mortes entre os afegãos.

O diretor-geral da OMS sublinhou que a suspensão dos recursos dos programas de ajuda – alguns dos quais apoiados pelo Banco Mundial, que os abandonou após a chegada ao poder dos talibãs – “causou interrupções no acesso à assistência médica, principalmente para mães e crianças nas áreas rurais”.

Tedros Adhanom que chegou a Cabul na segunda-feira para discutir a crise sanitária do país com os líderes talibãs, aproveitou a oportunidade para visitar o Hospital Nacional Wazir Mohammad Akbar Khan, com o objectivo de conhecer as necessidades dos seus trabalhadores.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos