O País – A verdade como notícia

OMS aventa possibilidade de surgimento de uma nova pandemia

A diretora-geral adjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mariângela Simão, diz que a eclosão de uma nova pandemia é um facto inevitável, “é uma questão de quando ela vai acontecer”. Por isso, a organização poderá elaborar um tratado sobre pandemias.

Em entrevista à RFI, a dirigente disse que, em Novembro próximo, a OMS terá uma Assembleia Mundial de Saúde, na qual será discutida a possibilidade de desenvolver um “tratado para pandemias”.

Para além disso, poderão ser discutidas questões como as variantes do Coronavírus e a distribuição da vacina.

“Acho que tem duas coisas, um lado é em relação a esse Coronavírus específico que é o SARS-COV-2 e as algumas variantes de preocupação, como é o caso da Delta, que está presente em 188 países”, disse Simão, ciada pela RFI, acrescentando que “a preocupação e o empenho [da OMS] em aumentar a cobertura vacinal é global, mas em todos os países e não apenas em alguns, para evitar que novas variantes preocupantes surjam”.

Mariângela Simão diz que a pandemia da COVID-19, depois da gripe espanhola, foi a mais impactante e lança um alerta geral: “acho que o mundo precisa de acordar, porque a gente vê que não foram apenas os países em desenvolvimento que foram afectados, senão o mundo todo, ninguém estava preparado”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos