Oito mil pessoas passam a ter água potável no povoado de Mussa, distrito de Chimbunila, na província do Niassa. O Presidente da República diz que o governo está a investir para melhorar o abastecimento de água no país.
Os hábitos começam a mudar para a população da sede do posto administrativo de Mussa, no distrito de Chimbunila, província do Niassa, com a construção de um centro de abastecimento de água.
Trata-se de um sistema composto por três furos que produzem mais de 31 mil metros cúbicos de água por hora, o suficiente para abastecer 8 mil, dos 8 mil e 250 habitantes deste povoado.
Avaliado em cerca de 30 milhões de meticais do Orçamento do Estado, o mesmo enquadra-se na iniciativa presidencial Água para a Vida.
Os dados do último censo geral da população e habitação mostram que em 2017, 51.3 por cento dos agregados familiares bebiam água não segura no nosso país e a província do Niassa é uma das mais sacrificadas devido à sua extensão e baixa densidade populacional por km2.
No comício popular que orientou este sábado no distrito de Chimbunila, o Presidente da República deu particular destaque ao trabalho que o Governo está a fazer para aumentar o acesso à água potável em várias partes do país.
O Programa Água está avaliado em cerca de 5 mil milhões de meticais. Dentre vários aspectos, pretende-se construir 40 represas de água e 10 reservatórios escavados, construir e reabilitar 62 sistemas de abastecimento de água e estabelecer 10 mil novas ligações domiciliárias.