A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) acredita que a economia global poderá voltar ao estado anterior à pandemia do novo coronavírus, no próximo ano.
Apesar da OCDE prever a recuperação da economia global, ressaltou que ao mesmo tempo não seria equitativa e que o nível médio de vida, nas economias desenvolvidas, iria continuar abaixo dos níveis anteriores à 2020.
Segundo as previsões publicadas pela Euronews, a economia global vai crescer 5,8% neste ano e 4,4% no próximo, depois da contracção de 3,5% em 2020.
“Com base nas políticas existentes, a Zona Euro vai precisar de mais um ano, em relação aos Estados Unidos, para chegar aos níveis anteriores à pandemia.” Explicou Laurence Boone, economista-chefe da OCDE, citado pela Euronews.
A OCDE destacou que no período da entrada da pandemia, estado de emergência mundial, um grande apoio foi atribuído a vários países, entretanto, nesta fase que segue, que é da recuperação da economia, é importante que este apoio seja direcionado para o investimento.
O OCDE alertou que os governos precisam de estar preparados face as consequências decorrentes da pandemia, pois para além de defraudar a economia das nações, submeteu ao colapso do sistema de saúde, a educação, entre vários outros campos de actuação.