O País – A verdade como notícia

O Transtorno Neuro-Cognitivo Devido à Infecção por HIV

De acordo com o DSM-5, Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mentais, os Transtornos Neuro-Cognitivos (TNCs) são aqueles em que a cognição rejudicada não estava presente ao nascimento ou muito no início da vida do indivíduo, representando, assim, um declínio a partir de um nível de funcionamento alcançado anteriormente.

Nesse caso, a característica principal dos TNCs é um declínio cognitivo adquirido em um ou mais domínios ou desempenho abaixo do nível esperado para o indivíduo. Esta categoria de transtornos metais abrange o grupo de modificações em que o déficit clínico primário está na função cognitiva, sendo transtornos adquiridos em vez de transtornos do desenvolvimento.

Desse grupo encontramos designadamente: delirium, TNC devido à doença de Alzheimer, TNC frontotemporal, TNC com corpos de Lewy, TNC vascular, TNC devido à lesão cerebral traumática, TNC induzido por medicamento, TNC devido à infecção por HIV, TNC devido à doença do Príon, TNC devido à doença de Parkinson, TNC devido à doença de Huntington, TNC devido à outra condição médica, TNC devido à múltiplas etiologias e TNC não Especificado.

Conforme refere ainda o DSM-5, os TNCs tem como critérios diagnósticos, nomeadamente: perturbação da atenção e da consciência; essa perturbação se desenvolve em um período breve de tempo, normalmente de horas a poucos dias, e tende a oscilar quanto à gravidade ao longo do dia; e uma perturbação adicional na cognição, podendo se manifestar através de déficit na capacidade de processamento e armazenamento de informações, na linguagem, na percepção, etc.; a perturbação pode consistir numa consequência fisiológica directa de outra condição médica, intoxicação ou abstinência de uma substância.

Indivíduos com TNCs podem se apresentar com uma variedade de sintomas comportamentais que constituem o foco do tratamento. Sono perturbado é um sintoma comum capaz de criar necessidade de atenção clínica, podendo incluir sintomas de insônia, hipersonia e perturbações no ritmo circadiano.

Alguns indivíduos com infecção pelo HIV desenvolvem um TNC que costuma evidenciar um “padrão subcortical” com função executiva destacadamente prejudicada, desaceleração da velocidade de processamento, tarefas de atenção mais exigentes e dificuldade de aprender novas informações, mas com menos problemas para recordar informações aprendidas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos