O País – A verdade como notícia

O país precisa de mais agentes comunitários em saúde

Foto: O País

Há falta de agentes comunitários de saúde em Moçambique, para responder cabalmente às necessidades da população. O rácio actual é de 0,5 agente para mil habitantes. Para reverter o cenário, a aposta do sector da saúde é a formação.

O Sistema Nacional de Saúde é composto por três subsistemas, o público, privado e comunitário. Para já, segundo dados oficiais, há, em todo país, 128,062 agentes comunitários de saúde que prestam cuidados primários às comunidades na área da malária, diarreia, HIV/Sida, saúde materno-infantil, entre outras. O número continua a quem de satisfazer as necessidades da população. O Ministério da Saúde reconhece que é preciso fazer mais neste subsistema.

“Não estão em número suficiente e não só se for a ver a partir daquilo que são evidências que agora projectámos, estão distribuídos de tal forma que possam responder a algumas situações, sobretudo cíclicas, que o país tem enfrentado ultimamente. Mas depende daquilo que é a formação e, actualmente, o Ministério da Saúde está a criar este subsistema de saúde comunitária”, disse Helena Machai, pesquisadora do Ministério da Saúde.

Os agentes comunitários em saúde actuam geralmente em locais onde faltam médicos ou enfermeiros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece e apoia o subsistema de saúde comunitária.

“A estratégia global dos Recursos Humanos 2030 reconhece que os agentes comunitários de saúde e outros tipos baseados na comunidade são eficazes na prestação de uma gama de serviços preventivos, promocionais e curativos e que podem contribuir para reduzir as desigualdades no acesso a cuidados de saúde”, explicou Severin Xylander, representante da OMS em Moçambique.

A Cidade de Maputo acolheu, esta quinta-feira, a nona conferência anual do observatório de recursos humanos para saúde de Moçambique, que decorreu sob o lema “O Estado da força de trabalho no subsistema comunitário de saúde em 2011, rumo à cobertura universal de saúde”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos