O Presidente da República, Filipe Nyusi, terminou, há instantes, a informação anual à Assembleia da República e afirmou que “o Estado da Nação é de resposta inovadora e de renovada esperança”.
Segundo Filipe Nyusi, Moçambique nunca antes tinha sido confrontado com o terrorismo, nem com a pandemia da COVID-19.
Após um discurso que durou quase três horas, incidindo sobre as principais realizações do Governo em diferentes áreas, o Chefe do Estado considerou que “podemos ficar orgulhosos” com o que “realizámos em todos os sectores”.
Para o Chefe do Estado, “o ano 2020 foi atípico” e no mundo houve uma “crise em largas proporções” por conta dos choques impostos pela “pandemia do novo Coronavírus. Fomos igualmente atingidos”.
Por causa desta situação, algumas vezes, o Executivo não soube como iria continuar a “pagar os magros salários” a que os funcionários têm direito “e o que seria do amanhã. Não ficámos de braços cruzados”.
Nyusi prosseguiu prometendo que “continuaremos apostados em consolidar a paz, a unidade nacional” e segurança para os moçambicanos.
Para Nyusi, “não importa o tamanho das adversidades” com que o país foi confrontado, uma vez que “o tamanho da vontade” de superação “é maior que todas” essas mesmas “adversidades”.