O País – A verdade como notícia

O dia em que os tiros de Timo silenciaram Dwane Wade e a estrela de Hollywood

Foto: BAL

Com Dwane Wade, ex-astro da NBA e indicado para o “Hall of Fame” a 12 de Agosto de 2023, e sua esposa Gabrielle Union, estrela de Hollywood a acompanharem o jogo, o Ferroviário da Beira venceu ontem o Cape Town Tigers, por 82-76, e qualificou-se para a “Elite 8”- fase final – da Liga Africana de Basquetebol. Ismael “Timo” Nurmamad a evidenciou-se com 20 pontos em 33: 14 minutos na quadra no duelo com Zaire Wade, filho de Dwane Wade.

Momentos decisivos, jogadores incisivos. Com 02:08 por se jogar no “Dr Hassan Moustafa Sports Hall”, e o marcador a indicar 73-72 a favor do Cape Town Tigers, Ismael “Timo” Nurmamad, ele que é dono de uma fabulosa mudança de direcção, penetrou pelo corredor central e largou para dois pontos que colocaram o Ferroviário da Beira em vantagem.

Timo voltou a libertar a equipa e toda a turba que a acompanha no pavilhão e através da transmissão televisiva ao converter um tiro curto que deixou os campeões nacionais de basquetebol a liderarem o marcador (76-75) com 01:31 por se jogar. Ruía as unhas, bem mesmo na zona VIP próximo a quadra, o ex-astro da NBA Dwane Wade que foi ver o seu filho Zaire (que reforçou o Cape Town Tigers) jogar. Não foi apenas Dwane Wade, que no próximo dia 12 de Agosto vai entrar no Hall of Fame da NBA, a render-se às qualidades do extremo do CFvB.

A sua esposa Gabrielle Union, estrela de “Hollywood” e destaque dos filmes “Bad Boys II” e “Contra o Tempo”, viu ainda Ismael “Timo” Nurmamad fazer uma assistência mortífera para Bourama Sidibe concretizar dois pontos: 78-75. Nurmamad foi, por assim dizer, influente no derradeiro quarto em que a equipa moçambicana foi buscar o resultado.

Timo contabilizou 20 pontos em 33: 14 minutos na quadra, destacando-se ainda com 7 em 13 lançamentos de campo (53%), 2 em 3 tiros exteriores (66%) e 4 em 5 na linha de lances livres (80%).

Najael Young, maliano, foi também decisivo com um duplo-duplo, ou seja, 26 pontos e 13ressaltos (sete defensivos e seis ofensivos) em 36:26 minutos na quadra.

O Cape do Town Tigers contou com exibição de bom nível de Zaire Wade que contabilizou, em 34:06 minutos na quadra, 17 pontos, 5 assistências e 3 ressaltos. Num jogo de carácter decisivo, o primeiro quarto revelou-se equilibrado com um parcial de 23-22.

Papel químico do primeiro quarto diante do Al Ahly do Egipto, no jogo de estreia, o Ferroviário da Beira teve uma fraca pontuação ao contabilizar 16 pontos contra 17 dos sul-africanos. O eternamente (?) crítico terceiro quarto não foi de todo bom para o conjunto moçambicano que não teve esclarecimento ofensivo, sendo os 17 pontos contabilizados (contra os 26 dos sul-africanos) é disso revelador. O Cape Tonw Tigers fugiu no resultado para 11 pontos no final desta etapa. Com áurea de glória, no último quarto, o conjunto de Luis Lopes Hernandez controlou o jogo e fechou com parcial de 26-11, assegurando, desta forma, a presença na fase final da Liga Africana de Basquetebol, competição a realizar-se de 20 a 27 de Maio, em Kigali, Ruanda. Com a missão cumprida, o Ferroviário da Beira ainda vai jogar este sábado com o City Oilers do Uganda, em desafio inserido na 5ª e ultima jornada da Conferência Nilo.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos