O País – A verdade como notícia

CHAN 2022: o caminho para a vitória pode passar pela Líbia

Foto: O País

Os Mambas vão procurar, amanhã, diante da Líbia, em jogo da segunda jornada do grupo A do CHAN, prova que decorre na Argélia, alcançar a sua primeira vitória na competição.

Depois de, na jornada inaugural, terem empatado diante da Etiópia, numa partida em que o combinado nacional esteve muitos furos abaixo do seu adversário, os Mambas vão procurar, hoje, reverter o cenário.

Mas mais do que apresentar um futebol de primeira “água”, algo que não aconteceu na partida contra os etíopes, a selecção nacional tem a oportunidade de alcançar a primeira vitória, não só nesta edição do CHAN, assim como em todas as suas participações nos campeonatos africanos, em que sempre somou derrotas.

Os dois conjuntos vêm de resultados diferentes. Se por um lado os Mambas se estrearam naquela que é a sua segunda participação nesta prova com um empate sem abertura de contagem, por outro, a Líbia foi impotente, ao sofrer uma derrota frente à anfitriã Argélia, por uma bola sem resposta. Tanto a selecção nacional quanto os líbios precisam de vitória, de modo a sonharem em passar para a segunda fase da prova.

Ora, para esta partida, teoricamente, os Mambas partem como favoritos. Teoria à parte, a verdade é que o combinado nacional terá de se aplicar a fundo para fazer jus ao seu bom momento de forma, o que se pode consubstanciar com uma vitória.

NELSON E TELINHO CONFIANTES NA VITÓRIA

O empate contra a Etiópia faz parte do passado e, por isso mesmo, há que arregaçar as mangas. Há, no seio dos jogadores da selecção nacional, uma sagrada esperança de que é possível fazer história, sobretudo por ser uma geração maioritariamente composta por jovens, que ainda estão à procura de um lugar ao sol e na consolidação das suas carreiras.

O capitão dos Mambas, o experiente Telinho, tem sido uma das peças-chave na criação de um bom ambiente no seio do conjunto de Chiquinho Conde.

Na antevisão da partida de hoje, por sinal feita no primeiro treino após a partida contra a Etiópia, deixou ficar o sentimento da equipa, que, tal como disse, está confiante na obtenção de um bom resultado na partida de hoje frente à Líbia.

Para Telinho, é preciso que o jogo de seja encarrado, à semelhança dos outros, com muita responsabilidade, sobretudo porque a Líbia vem de um resultado negativo. Esse facto, segundo o capitão dos Mambas, poderá ser determinante na forma como os líbios vão abordar a partida.

Apesar de respeitar o adversário, Telinho diz que o combinado nacional está disposto a vencer o jogo, o que seria um elemento catalisador para encarrar a Argélia na última jornada. O capitão dos Mambas diz que é preciso rectificar os erros cometido na partida inaugural.

O lateral dos Mambas, Nelson Divrassone, também acredita que é possível vencer a Líbia, o que, segundo ele, passa por encarrar o jogo com muita responsabilidade. Para o lateral moçambicano, a selecção líbia está ao alcance do combinado nacional.

Ainda assim, entende que o facto de os líbios virem de uma derrota pode fazer com que estejam mais espevitados, alertando, por isso, que o combinado nacional deve redobrar os esforços. Em caso de vitória nesta partida, os Mambas vão somar quatro pontos na tabela classificativa do grupo A.

É A VEZ DE MUDAR A HISTÓRIA

A história de confrontos entre os Mambas e a Líbia resume-se em quatro jogos. No histórico de confrontos directos a Líbia leva vantagem em relação aos Mambas, na medida em que venceram duas vezes e empataram uma vez. O combinado nacional soma uma vitória diante dos líbios.

O jogo desta terça-feira é mais uma oportunidade para os Mambas mudarem o curso da história, que, como já dissemos, é desfavorável. Com uma geração ávida em fazer história, a selecção nacional vai certamente, nesta partida, dar tudo de si para sair com uma vitória.

Mas mais do que olhar para o confronto directo, um possível triunfo contra a Líbia coloca Moçambique numa posição privilegiada do grupo e com chances para passar para a segunda fase da prova.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos