O candidato da Frelimo, Filipe Nyusi iniciou hoje a segunda e última volta da campanha eleitoral, tendo como prioridade os distritos com mais eleitores e que são verdadeiros “campos de batalha eleitoral” uma vez que o voto tem oscilado entre a Frelimo e os candidatos da oposição. Hoje iniciou pela província de Niassa escalando os dois distritos mais populosos Mecanhelas e Cuamba. Ambos têm quase um terço dos eleitores de toda a província e tem a característica comum de oscilar o seu voto entre a Frelimo e a Renamo.
Em Mecanhelas a primeira escala, Filipe Nyusi teve o comício mais concorrido em relação ao primeiro realizado no dia 18 de Setembro. Aqui reafirmou as suas promessas eleitorais que consistem nos dois principais problemas que afligem a população daquele distrito, nomeadamente a asfaltagem da Estrada para Cuamba, de cerca de 90 quilómetros e a construção de um Hospital Distrital.
E Mecanhelas está nos primeiros 15 distritos a beneficiar da iniciativa da Administração Nyusi “Um distrito, um hospital distrital”. Mas falou ainda da instalação de uma agência bancária e da extensão da linha férrea de Cuamba a Entre Lagos.
No final, Filipe Nyusi foi orientar o segundo comício na cidade de Cuamba. Aqui recordou aos potenciais eleitores que no último quinquênio o seu Governo iniciou com a asfaltagem da Estrada para Lichinga que em Dezembro alguns troços serão concluídos. Mas também levou água potável para a capital económica de Niassa, bem como a linha férrea para Lichinga, e a ampliação e reabilitação do hospital distrital. Como projectos para o futuro quer construir Estrada que liga Cuamba a Marrupa e a Mecanhelas.
Filipe Nyusi acusou os seus adversários de estarem a repetir as suas promessas e disse que até nem era mau porque estavam a ajudar a divulgar o manifesto da Frelimo e o seu compromisso eleitoral. Disse haver quem promete aumentar o subsídio básico dado pelo Governo aos idosos, questionando “com que dinheiro”. Mas depois disse que o seu Governo levou a assistência a mais de 400 mil idosos desfavorecidos.
Reconhece que o subsídio é exíguo mas diz que é o que o país pode dar e o mais importante é que está a chegar todos meses a muito mais idosos que precisam que algum apoio do Governo para sobreviverem.
Amanhã, Filipe Nyusi escala a província de Nampula e Cabo Delgado. Deverá trabalhar em distritos que não escalou na primeira volta, outros deverá repetir pela sua importância eleitoral estratégica.