O País – A verdade como notícia

Nyusi reitera apelo para que se evite violência nas eleições

Foto: GPR

O Presidente da República, Filipe Nyusi, voltou a exortar os partidos políticos que concorrem para eleições autárquicas de 11 de Outubro a evitarem violência e discursos intimidatórios.

Apesar de considerar que há uma relativa “calma” no processo, o Presidente pede que as formações políticas concorrentes pautem por uma postura de paz e que se abstenham de actos que “alterem a paz, a ordem e a tranquilidade públicas, evitando mensagens intimidatórias”. Filipe Nyusi considera que este tipo de discurso contraria o exercício democrático.

Uma chamada de atenção também foi feita aos parceiros de cooperação, para que respeitem as leis locais.

“Façamos das sextas eleições autárquicas a maior festa da nossa democracia. Caros compatriotas, por vezes pensamos que estamos a influenciar boas práticas de democracia, mas podemos estar a incitar a violência sem nos apercebermos”, explicou o Chefe de Estado.

HOMENS DA RENAMO JÁ COMEÇARAM A RECEBER AS SUAS PENSÕES

No dia em que se celebram 31 anos do Acordo Geral de Paz, Filipe Nyusi conduziu as cerimónias centrais na Praça dos Heróis, na Cidade de Maputo. Foi neste local onde homenageou os que tombaram pela pátria e fez o discurso de ocasião. Nesse discurso, celebrando o acordo de 1992, dedicou mais tempo a dar actualizações sobre o mais recente, que é o de 2019, assinado por si, enquanto Chefe de Estado, e por Ossufo Momade, como líder da Renamo. Essencialmente, o Governo comprometeu-se a dar pensões a cerca de cinco mil homens da Renamo.

Filipe Nyusi disse que os problemas relacionados à fixação e pagamento de pensões aos antigos guerrilheiros da Renamo podem estar a ser ultrapassados, com os processos a seguirem os passos formais.

Segundo Nyusi, o primeiro grupo de 27 homens teve o primeiro pagamento em Setembro último e outros deverão começar a receber este mês.

As cerimónias centrais contaram com a presença de várias personalidades do Estado e não só. Houve, também, actividades políticas, estando-se, aliás, em época de campanha eleitoral.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos