O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu, hoje, cartas de credenciais de oito novos embaixadores estrangeiros no país. Os diplomatas foram recebidos com honras do Estado.
Dos oito diplomatas acreditados, esta quarta-feira, Venezuela, Coreia, Somália, Chile, Colômbia e Mauritânia funcionam no país há anos. Cazaquistão e República Dominicana são novas representações diplomáticas.
Nesta quarta-feira, o Presidente da República destacou os principais interesses entre Cazaquistão e Moçambique e o embaixador do Cazaquistão garantiu que vai apostar nos sectores da educação, agricultura e tecnologia nas relações com Moçambique.
“Manifestamos a nossa satisfação pelo apoio de cada um dos países para a eleição e mandato de Moçambique como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o que coloca a diplomacia moçambicana na ribalta das relações internacionais e como actor relevante no concerto das Nações do Mundo. Todos os embaixadores acreditados comprometeram-se a traduzir a sua missão em Moçambique em maior cooperação económica, comercial e empresarial geradora do progresso e bem-estar dos nossos países e povos. Bem haja a diplomacia moçambicana”, afirmou Filipe Nyusi, no seu Facebook.
Já o embaixador do Cazaquistão, Yerkin Akhizhanov, disse: “Nas minhas capacidades como embaixador, farei todo o esforço para fortalecer a cooperação política, económica e cultural entre os nossos dois países. Vejo tremendas oportunidades de expansão do comércio, assim como negócios entre os nossos povos, promovendo parcerias em energias verdes, mineração, agricultura, educação, cultura, ciência e tecnologia”.
No evento, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, enalteceu a interacção e a colaboração entre as autoridades moçambicanas e os representantes da comunidade internacional.