O Presidente da República, Filipe Nyusi, acaba de falar à nação. Na sua comunicação, Nyusi afirmou que cerca de 500 moçambicanos foram despojados dos seus bens na África do Sul, devido à onda de xenofobia que afecta aquele país.
Condenando a acção dos malfeitores que estão a causar dor aos emigrantes na África do Sul, Filipe Nyusi garantiu que o seu Governo está a acompanhar a situação com medidas capazes de proteger os emigrantes moçambicanos na terra do Rand.
De acordo com o Presidente da República, há contactos permanentes com o governo sul-africano com a finalidade de ajudar a todos os moçambicanos. Inclusive, o Governo instruiu o INGC com vista a desencadear assistência a todos em condição de vulnerabilidade que venham a ser repatriados.
Para Nyusi, a xenofobia é um acto contrário aos direitos humanos. Por isso, exorta aos moçambicanos na África do Sul e no país a absterem-se da retaliação.
Além de ajudar todos os necessitados, Nyusi reiterou, esta noite, o compromisso de proteger vidas e bens de moçambicanos na África do Sul.