O País – A verdade como notícia

Nyusi defende que SADC deve debater desenvolvimento

Foto : Presidência da República

Os Estados-membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) devem concentrar-se não apenas nos problemas de insegurança na região, mas também em questões atinentes ao desenvolvimento económico.

A ideia foi defendida ontem pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, à sua chegada a Luanda, República de Angola, onde participa, hoje, na 43.ª Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da SADC, escreve o jornal Notícias.

Falando a jornalistas momentos após desembarcar no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Filipe Nyusi afirmou que temas como industrialização e juventude, por sinal escolhidos pelo país anfitrião, são também importantes para o desenvolvimento dos Estados-membros.

“A SADC deve priorizar também agendas permanentes que beneficiem os seus povos, e não se concentrar apenas em questões pontuais”, disse.

Filipe Nyusi enalteceu a pertinência do lema escolhido para a cimeira – “Capital Humano e Financiamento, principais alavancas para a industrialização sustentável da região da SADC”, escreve a Rádio Moçambique.

Na cimeira, Angola deverá assumir a presidência rotativa da organização regional pela terceira vez depois de 2002/2003 e 2011/1012.

Nos próximos 12 meses, a presidência de Angola irá concentrar as suas atenções e foco no capital humano e financeiro, enquanto factores catalisadores da industrialização.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos