O País – A verdade como notícia

Nyusi critica egoísmo e falta de confiança dos países poderosos

Foto: GPR

O Presidente da República criticou, nas Nações Unidas, o egoísmo, falta de confiança e solidariedade entre os países. Filipe Nyusi diz que por falta de confiança, os parceiros de Moçambique gerem os fundos de combate às mudanças climáticas fora dos canais acordados com o Governo e que parte do dinheiro é gasto em capacitações e questões burocráticas.

Da plenária da Assembleia Geral para o mundo, Filipe Nyusi foi um dos mais de 150 Chefes de Estado e de governo que discursaram este ano nas Nações Unidas que discursaram na Assembleia Geral da ONU. Abordou pelo menos seis temas. Em todos tinha uma mensagem dirigida às Nações mais desenvolvidas: uma crítica pela falta de confiança e egoísmo dos mais poderosos.

É também pela falta de confiança, diz Filipe Nyusi, que se agravam os conflitos no mundo, desde África até o dossier da Ucrânia. Numa abordagem sobre paz e segurança, não poderia faltar um ponto de situação sobre o terrorismo em Cabo Delgado.

Da segurança às mudanças climáticas, Filipe Nyusi defendeu uma transição energética justa e com mecanismos de financiamento às energias limpas. O Presidente fechou batendo na tecla das reformas nas Nações Unidas.

Numa Assembleia Geral cujos discursos foram dominados pelo tema do conflito na Ucrânia, o presidente abordou os principais problemas da actualidade no mundo, mas fez questão de vincar que para a solução de quase todos esses desafios há uma grande responsabilidade das principais potências globais. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos