O Presidente da República, Filipe Nyusi, convidou, esta quarta-feira, empresários americanos a investirem no país. O convite do Chefe de Estado moçambicano à classe empresarial americana foi feito no discurso proferido na cerimónia de abertura da Ciméria de Negócios Estados Unidos da América-África.
Nyusi, que fez parte de um painel de diálogo de alto nível sobre cadeias de valores do sector agrícola, disse, na ocasião, que Moçambique tem mais de trinta e seis milhões de hectares de terra arável, sendo que, neste momento, estão a ser explorados apenas 17%. O Presidente da República acrescentou que o país tem grande potencialidade para a agricultura.
“Além da possibilidade de se praticar agricultura, existem mais riquezas, o caso de recursos minerais, com indicadores de grandes quantidades de gás, mas também oportunidades de exploração do mar”, disse Filipe Nyusi.
Esta quinta-feira, à margem da Ciméria de Negócios Estados Unidos da América-África, o país promove uma conferência de investimentos, encontro que será co-organizado pela Câmara de Comércio Moçambique- Estados Unidos da América e a Associação de Comércio, Indústria e Serviços.
Está prevista ainda a apresentação de uma exposição internacional, na qual a comunidade empresarial terá espaço para explorar oportunidades de negócios, visando atrair investimentos e parcerias.
A XV Cimeira de Negócios Estados Unidos da América-África decorre sob o lema “Reforçar o Valor de África nas Cadeias de Valor Globais”.
O evento conta com a participação de líderes africanos e americanos, bem como empresários que discutem os desafios do agro-negócio, adaptação às mudanças climáticas, transição energética, finanças, energia, saúde, infraestrutura, TIC, indústrias criativas, entre outros temas.