O País – A verdade como notícia

Nyusi compromete-se a concluir o processo de DDR com sucesso

O Presidente da República, Filipe Nyusi, garantiu ontem, no distrito de Marínguè, em Sofala, que o processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração (DDR) das forças residuais da Renamo, em curso no país desde 2019, será concluído com sucesso, apesar dos sobressaltos na sua implementação.

A garantia foi dada ontem, no distrito de Marínguè, que já foi o bastião da Renamo. Filipe Nyusi afirmou que está muito satisfeito com o processo de DDR por dois motivos principais. O primeiro por estar a ser levado a cabo por moçambicanos, nomeadamente o Governo e a Renamo e, segundo, pelo facto de os antigos integrantes da Junta Militar da Renamo, que era composta por forças residuais da Renamo, estarem a aderir ao processo.

“Continuemos a preservar a paz, uma paz que tem estado a contribuir continuamente no desenvolvimento do país, principalmente nas regiões onde eram registados instabilidades militares, com a construção de infra-estruturas para o bem-estar de todos. Ainda bem que os integrantes da Junta Militar da Renamo estão a entregar-se e a aderir ao processo de DDR. Garanto que é um processo que não vai falhar. Pode haver sobressaltos, mas nós estamos comprometidos para que termine com sucesso, apelando sempre para a paciência de todos, sobretudo das forças residuais da Renamo”, pediu Filipe Nyusi

O Chefe de Estado acrescentou que, quando se trata de um processo de paz, os moçambicanos devem estar unidos e todos os passos do processo devem ser acarinhados. “As equipas, que estão a trabalhar neste processo, são elementos do Governo e da Renamo. Volto a apelar para a paciência de todos, no sentido de podermos construir um país onde podemos viver sem ódio e verdadeiramente democrático”.

Filipe Nyusi falava durante a cerimónia de inauguração de mais um banco em Sofala, no âmbito da iniciativa presidencial, “Um Banco Um Distrito”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos