O País – A verdade como notícia

Nyeleti Mondlane defende preservação da unidade nacional

A Ministra do Género, Criança e Acção Social diz que é preciso preservar a unidade nacional. Nyeleti Mondlane falava, hoje, durante a celebração dos 60 anos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, na Praça dos Heróis, Cidade de Maputo, exortando que todos os moçambicanos reconhecessem o esforço do exército na defesa da pátria. 

“É uma celebração merecida, por isso, devemos tirar o chapéu, todos os dias, para aqueles homens e mulheres (soldados) valentes que defendem a nossa pátria” disse Nyeleti Mondlane. 

No mesmo evento, a Ministra da Justiça, Helena Kida, enalteceu o trabalho feito pelas Forças Armadas de Defesa de Moçambique, explicando que os problemas da nação não podem ser resolvidos de uma só vez, pois ainda persistem desafios, como o terrorismo em Cabo Delgado. 

“Sem dúvidas, nós tivemos grandes ganhos nestes anos, mas é verdade que também tivemos grandes desafios, um dos quais ainda enfrentamos agora, que é o terrorismo em Cabo Delgado. Mas é um dia de comemoração, porque são estas Forças de Defesa Nacional que têm estado a fazer de tudo para restabelecer a paz naquela província nortenha do país”, disse Kida. 

Sobre os desafios que as Forças de Defesa de Moçambique têm enfrentado, a Ministra da Justiça garante que o Governo, no devido momento, vai encontrar todas as soluções. “Eu penso que temos alguns desafios, mas é como tudo, nós estamos em crescimento e, naturalmente, não podemos almejar resolver tudo de uma só vez, mas temos estado a fazer o nosso esforço, temos, naturalmente, alguns desafios, mas acredito que os estamos a enfrentar com optimismo”. 

Um optimismo que também é partilhado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, que exorta a afirmação de todos moçambicanos para continuar a lutar pelo progresso socioeconómico do país.

“A libertação do país, significa, também,  a libertação contra todos os males que enfermam, sobretudo, o desenvolvimento nacional, por isso que este desafio do desenvolvimento continua uma afirmação de maior relevo. Temos que olhar para o país com esperança, tendo em conta a existência de homens e mulheres que pensam no nosso país”, disse. 

 O Secretário de Estado do Ensino Técnico e Profissional, Mety Gondola, por sua vez, vê, no percurso da luta de libertação, inspiração, mas diz que há ainda muito por ser feito, com vista a garantir tranquilidade pública e mais oportunidades aos jovens.  

“São 60 anos e o percurso de uma nação marcado por muitos desafios. Continuamos a lutar por aquilo que queremos como um país, mas, naturalmente, quando olhamos o percurso, sentimos que há progressos, apesar dessas vicissitudes. Nós como jovens temos uma maior responsabilidade como uma nova geração e vamos dar tudo de nós para dar continuidade ao sonho dos nossos heróis, que é construir a nação que sempre sonhamos e desejamos”.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos