O País – A verdade como notícia

Nova praga letal ameaça indústria da banana no distrito de Chókwè

Uma nova praga letal ameaça a produção de banana no sul do país. Para evitar a propagação da praga, as autoridades estão a abater as bananeiras em vários campos de produção do distrito de Chókwè. Os produtores estão desesperados.
 
Depois do “Mal de Panamá” no norte de Moçambique, desta vez é a zona sul que enfrenta uma praga devastadora que ameaça deitar abaixo a indústria da banana. Trata-se do vírus do topo em leque da bananeira, cientificamente conhecido por BBTV, que actua com maior incidência nos campos de produção de Chókwè.
 
“Este vírus é letal, independentemente de termos que abater ou não acabam morrendo, a questão é se nós não abatermos hade haver maior dispersão da doença. O objectivo é evitar a dispersão e erradicação da doença”, explicou Celso Rufasse, coordenador do projecto.

O abate de bananeiras contaminadas pelo vírus letal iniciou há um mês e até Dezembro está interdita a saída da banana de Chókwè para outros mercados.
 
“Já abatemos perto de 30 mil plantas só em Chókwè numa extensão de cerca de  20 quilómetros. Temos aproximadamente 100 produtores com suas áreas afectadas”, acrescentou.
 
Produtor de banana há mais de 20 anos, João Feliciano conta que com a eclosão da praga perdeu um hectar de produção e as contas estão a ficar complicadas.
 
Sorte contrária teve Jacinto Mutombene, que viu reposta parte da bananeira devastada pelo vírus BBTV, numa área de 10 hectares.
 
O abate de bananeiras contaminadas pelo vírus BBTV está orçado em 20 milhões de meticais, uma acção que conta com a ajuda da África do Sul e dos Estados Unidos da América.
 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos