A Escola Secundária Noroeste 1 é vencedora da primeira edição do torneio Engen Basket inter-escolar, evento desportivo que visa descobrir novos talentos na modalidade e promover práticas saudáveis nas escolas.
Neste sábado, o evento contou com a presença de Ana Flávia Azinheira, vice-ministra da Juventude e Desportos, Teodomiro Sarmento, director-geral da Engen, representantes do governo da cidade de Maputo e da associação de basquetebol.
Com muita facilidade, a Noroeste 1 bateu a Escola Secundária de Malhazine por 42-23.
Na cerimónia de consagração dos melhores atletas da primeira edição do torneio, os meninos e as meninas mostraram que além de basquete, também entendem da cultura; os agrupamentos de dança proporcionaram momentos de muita euforia aos espectadores que estiveram no pavilhão do Maxaquene.
Na qualidade de vencedor da prova, a Escola Secundária Noroeste 1 recebeu a taça, medalhas, material escolar e certificado de participação.
Na segunda posição ficou a Escola Secundária Armando Emílio Guebuza que, também, recebeu uma taça, medalhas e certificado de participação.
Já a Escola Secundária Francisco Manyanga terminou o torneio na terceira posição.
O torneio contou com a participação de 10 escolas de Maputo, sendo que é objectivo da organização replicar a iniciativa para outras províncias do país, porque mais do que basquetebol, o Engen inter-escolar é sinónimo de convívio, amizade e muita festa.
No final do evento, a Engen mostrou-se satisfeita por contribuir para massificação do basquetebol e por proporcionar uma ocupação saudável aos alunos. A garantia é que o evento volte a animar os alunos no próximo ano.