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Nivagara defende educação patriótica e de cidadania no país

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, defende que as instituições de ensino superior no país devem apostar numa formação que não apenas verse sobre aspectos técnico-científicos, mas também abarque temas sobre cultura, patriotismo e proactividade.

Segundo Nivagara, os quadros formados nas cerca de 50 instituições de ensino superior em Moçambique devem desenvolver habilidades e competências que lhes permitam engajarem-se de forma abnegada nos esforços colectivos de criação da prosperidade nacional. Nivagara entende que esta é a condição fundamental para a promoção do tão almejado e merecido bem-estar social dos cidadãos.

O governante adiantou, ainda, que as instituições de ensino superior devem levar avante, e de forma mais sólida, a implementação do seu plano de formação com qualidade do corpo docente, e melhorar o rácio “docente grau académico de doutor por estudante”.

Para tal, o ministro entende haver necessidade de investir na modernização das tecnologias de informação e comunicação, aliando-as ao desenvolvimento de competências digitais dos gestores, docentes, corpo técnico-administrativo e estudantes, no contexto da implementação do ensino híbrido e da era digital na qual nos encontramos.

“Em nosso entender, a modalidade de ensino híbrido não se deve circunscrever apenas à aplicação de TIC no ensino, mas também que o mesmo deve servir como base para a transformação pedagógica, particularmente em termos de metodologias de ensino-aprendizagem”, precisou o ministro.

Por fim, Nivagara apelou as instituições para elevarem substancialmente o leque de cursos acreditados pelo Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ).

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