O País – A verdade como notícia

New Vision de Pemba e Município da Beira: “Olá”, Liga Sasol 2023!

New Vision de Pemba e o Clube Desportivo Município da Beira qualificaram-se para a fase final da Liga Sasol de basquetebol após vencerem as “poules” de apuramento das  zonas norte e centro, respectivamente.  Agora (entre 28 a 30 de Setembro) é que serão elas na zona sul a disputarem o acesso à Liga Sasol em Inhambane. 

É o resultado da  supremacia da New Vision na quadra  assim como o trabalho de base para  o resgate da modalidade e melhoria do quadro competitivo que se tem  estado a fazer  em Pemba. 

Com a “veterana” Diarra Dessai como reforço, a New Vision de Pemba assegurou, domingo, a  presença na edição 2023 da  Liga Sasol de basquetebol sénior feminino com saldo de  três vitórias em igual número de jogos na fase de apuramento ao nível da zona norte.

Domingo, último dia de competição, a New Vision derrotou o  Mucopelinhas de Nacala (43-38), num duelo equilibrado.

Ao intervalo, no pavilhão da do Instituto Industrial e Comercial de Pemba, o marcador indicava 25-23, vantagem de três pontos para a equipa da casa. 

A marcha para Maputo (ndr: será palco da fase final da Liga Sasol)  começou com uma vitória expressiva diante do  ISDEIT de Lichinga, por 89-45.

Veio a segunda jornada, com ela…nova vitória. A New Vision foi superior a  União Juvenil de Napipine,  adversário o qual venceu (39-56) com o resultado de 32-13 ao intervalo. Estava, desta forma, escrita (mais) uma nova página do  basquetebol feminino em Pemba que tem registado um movimento de resgate da modalidade.

Na edição passada da Liga Sasol de basquetebol, a New Vision teve  um saldo de duas vitórias na prova, tendo derrotado Eagles de Maxixe ( 68-43) num duelo em que Helena Tiago foi melhor cestinha com 21 pontos,  e depois voltou a sair-se bem com um triunfo por  63-58  com Nelly Ambross a destacar-se com 23 pontos.

Quem também assegurou a presença na Liga Sasol de basquetebol feminino é o Clube Desportivo Município da Beira, formação que “despachou” o  Clube Liga de Chimoio no “play-off” da fase de apuramento para Liga Sasol (2-0) à melhor de três jogos. No jogo 1, a equipa da Beira aplicou “chapa 100” ao vencer por 119-38.   

No segundo embate, sábado, o  Clube  Desportivo Município da Beira fechou mesmo as contas da qualificação ao vencer  o seu adversário por 69-38.

Quinta classificada na Liga Sasol 2022, o Clube  Desportivo Município da Beira teve um registo de quatro vitórias e igual número de derrotas. Nas classificativas do 5.º ao 8.º lugares, bateu o Eagles da Maxixe por 104-51. 

Estão já qualificados para o certame o  Costa do Sol (campeão nacional), Ferroviário de Maputo, Ferroviário da Beira, Lázio de Maputo e A Politécnica,  New Vision e o Clube Desportivo Município da Beira. 

A oitava equipa será conhecida no desfecho da fase de apuramento da zona sul, que se disputa de 28 e 30 de Setembro, em Inhambane. A mesma irá movimentar quatro equipas, nomeadamente  Clube Traquejadas e Eagles da Maxixe, em representação de Inhambane, e Maxaquene e Desportivo de Maputo da capital do país. A fase final da Liga Sasol realiza-se de 29 de Outubro a 14 de Novembro na cidade de Maputo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos