O País – A verdade como notícia

Navio veleiro da Noruega atraca no Porto de Maputo

Atracou no último ontem, no Porto de Maputo, o navio veleiro da expedição marinha “One Ocean”. No país, a embarcação norueguesa vai, durante mais de duas semanas, fazer pesquisas sobre os maiores problemas marinhos e apontar prováveis soluções.

Eram por volta das 09 horas do último sábado quando o navio veleiro, da expedição “One Ocean”, atracou no Porto de Maputo.

Na embarcação de 98 metros de cumprimento, estavam mais de 100 estudantes e investigadores que pretendem através de pesquisas no oceano, responder aos problemas do ambiente marinho.

“A poluição marinha é um dos factores que estão a matar os nossos oceanos e a edificação dos corais, o que afecta as mudanças climáticas. Então, as informações irão trazer enormes benefícios ao nosso país como uma nação costeira e também para outros países costeiros”, explicou Lídia Cardoso, ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas.

O navio norueguês intitulado “Statsraad Lehmkuhl” chega à capital moçambicana depois de viagens por 37 lugares do mundo, durante 20 meses.

“Em Maputo, o navio chegou esta manhã [sábado] e vai permanecer até ao dia 03 de Janeiro. Eu penso que isso retrata as excelentes relações entre a Noruega e Moçambique e destaca a importância do país como um Estado oceânico”, disse o embaixador do Reino da Noruega, Haakon Gram.

A ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas disse que as pesquisas feitas por estudantes e investigadores que viajam no navio veleiro vão contribuir para o desenvolvimento sustentável da economia do mar.

“Eles, em certos momentos, param e colhem informações sustentáveis sobre a água, fazem estudos sobre o lixo, e nós faremos parte do processo.”

No navio, estão a bordo investigadores de diferentes partes do mundo, e no país, espera-se “recrutar” 10 estudantes e docentes universitários, que farão parte da viagem para Durban, na África do Sul.

A partida da embarcação do Porto de Maputo para a cidade sul-africana está prevista para 3 de Janeiro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos