O Governo quer melhorar os laços de cooperação e amizade com a Malásia. Nesta segunda-feira, a comunidade malaia residente em Maputo reuniu-se para celebrar o aniversário da independência do país asiático.
Vestida a rigor, em ambiente de festa, a comunidade da Malásia residente em Moçambique reuniu-se, nesta segunda-feira, em Maputo, para celebrar.
E não era para menos. Comemorava-se a passagem de mais um ano após o alcance da independência da Malásia.
“Nós ganhamos nossa independência dos britânicos, e isso é um milagre muito significativo para nós. Isso dá à nação multicultural da Malásia a liberdade de se expressar e perseguir os seus sonhos. Então, esse é o verdadeiro significado do nosso Dia da Independência”, explicou Kulvinder Dhillon, natural da Malásia.
São 68 anos livres do colonialismo e várias conquistas alcançadas ao longo de décadas, por isso não faltou o brinde, para celebrar a prosperidade.
No dia da Malásia, o país do sudeste asiático celebra igualmente os anos de cooperação e amizade com Moçambique, e o Governo espera mais.
“Que se incremente esta relação, que primeiro começou a nível pessoal. Há áreas muito importantes que devemos aproveitar, tanto na Malásia quanto em Moçambique, por isso, ao Cônsul Honorário, queria pedir que acelerasse o passo, porque estamos sedentos em ver esta cooperação”, disse José Matsinhe, que falava em representação do Governo.
Por sua vez, o Cônsul Honorário da Malásia, Salimo Abdula, descreveu a comunidade malaia como exemplar, e espera que haja mais troca de experiências em vários sectores de desenvolvimento.
“Há muito potencial a ser explorado, temos muitos estudantes mocambicanos na Malásia, com bolsas de estudo, mas esperamos também trocar experiências no sector do turismo, agricultura, e isso pode servir de cooperação, incluindo no sector de Oil and Gas.”
O Dia da Independência da Malásia assinala-se a 31 de Agosto.
Entre várias personalidades, a celebração contou com a participação de amigos.