O País – A verdade como notícia

“Não repitam erros do passado, o que faz um pai crescer é paz”, Lula da Silva

Presidente do Brasil, Lula Inácio Lula da Silva, insta Moçambique a não cometer os erros políticos do passado, que retardaram o desenvolvimento do país. Lula destacou ainda a importância da democracia, paz e estabilidade político-social para que Moçambique atraia mais investimentos. 

Uma visita curta mas intensa, na qual o Chefe do Estado do Brasil dirigiu, juntamente com o presidente de Moçambique, o encerramento do Fórum Empresarial entre os dois países. No evento, Lula da Silva aconselhou Moçambique a tirar lições de conflitos políticos passados.

“Não repitam o mesmo erro do século XX no século XXI. O que faz um país crescer é  paz, tranquilidade, democracia. 

Segundo o chefe do estado brasileiro, para ter mais confiança dos cidadãos, os governantes devem oferecer estabilidade política porque ninguém investe num país que está em guerra a cada três meses, estabilidade econômica, fiscal, social e previsibilidade. Lula da Silva justifica que se tudo isso estiver num só pacote, qualquer um vai investir em Moçambique.

E é justamente por isso que Lula da Silva anunciou a retoma do apoio brasileiro a sectores como educação, saúde e agricultura.

O anfitrião, Daniel Chapo, expôs as potencialidades energéticas de Moçambique e os projectos em curso, embora alguns não tenham financiamentos já fechados.

Em 2024, o volume de negócios entre Moçambique e Brasil reduziu de 170 para 40 milhões de dólares, um cenário que se quer mudar neste ciclo de Governação.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos