A família Mondlane diz não caber a si fazer quaisquer comentários sobre a estátua requalificada de Eduardo Mondlane. A filha do arquitecto da unidade nacional, Nyeleti Mondlane, diz que a família aguarda o resultado da avaliação técnica que está a ser feita pelo Ministério da Cultura e Turismo.
Requalificada e inaugurada a 25 de Setembro, a nova estátua do arquitecto da unidade nacional tem sido motivo de debate na sociedade, com mais agravante nas redes sociais, onde a qualidade da imagem que retrata Eduardo Mondlane foi bastante contestada, com alegações de que não condiz com a realidade.
O facto levou o Governo, através do Ministério da Cultura e Turismo, a destacar uma equipa técnica para avaliar e emitir parecer sobre as supostas falhas cometidas, entretanto ainda não há datas para o início dos trabalhos.
Esta segunda-feira, o jornal O País questionou a família Mondlane, na pessoa de Nyeleti Mondlane, sobre a interpretação que a mesma faz em torno do referido debate público.
Nyeleti diz que a família não tem nada que comentar, não obstante avança que “temos a certeza absoluta de que Sua Excelência, o Presidente da República, tinha e tem a certeza de que queria edificar uma estátua à maneira, em homenagem a Eduardo Mondlane. Agora, estamos a constatar que a sociedade está dividida. Algumas pessoas estão felizes, outras não. Não cabe à família pronunciar-se sobre isso”.
Apesar da indiferença no debate, a família Mondlane diz estar expectante quanto ao resultado da equipa técnica constituída pelo Ministério da Cultura e Turismo para avaliar o retrato. “Há órgãos de direito que vão… Aliás, ouvimos, acompanhamos que Sua Excelência, a Ministra da Cultura, vai criar uma comissão, e nós vamos aguardar. O povo é que sabe”, disse Janet Mondlane.
Nyeleti Mondlane sabe que a gestão do património cultural, incluindo as estátuas, são pertenças do Estado, mas sem colocar em causa o valor familiar da figura retratada. O jornal O País questionou a terceira filha de Mondlane se o debate incomoda a família.
Numa reacção tímida, Nyeleti afirmou: “É uma pergunta muito difícil de responder. Estamos a falar sobre Eduardo Mondlane hoje. As estátuas, que eu saiba, em qualquer Estado, não são da pertença da família.”
Para além de se apontarem falhas na concepção da imagem real do arquitecto da unidade nacional, outras críticas têm a ver com a má colocação da estátua e o local, que se entende não constituir praça.