O País – A verdade como notícia

Nampula tem que ser capital económica de Moçambique, diz Chapo

Daniel Chapo encerrou, hoje, o périplo pela província de Nampula com um comício no bairro de Muahivire, nos arredores da capital do norte. Naquele província escalou nove distritos, nos quais reuniu milhares de eleitores para transmitir o seu manifesto eleitoral. Daniel Chapo esteve a tentar convencer a maior parte dos mais de 3,2 milhões de eleitores para si e para o seu partido, que disputa 48 assentos para a Assembleia da República e 103 na Assembleia Provincial. 

Pediu aos eleitores de Nampula para que, no dia 9 de Outubro, dirijam-se em massa às Assembleias de Voto para o escolherem, pois ele é sinónimo de Juventude, da renovação, mudança, esperança e solidariedade. E que o partido Frelimo e o seu candidato são os únicos que conhecem, apontam e  resolvem as preocupações do povo, todos os dias.

E para ilustrar e convencer os eleitores presentes recorreu às acções levadas a cabo pela Frelimo na cidade de Nampula, desde que reassumiu a edilidade. São essas a expansão de energia eléctrica para diversos bairros, a construção de 200 casas resilientes e de duas escolas, uma secundária e outra primária, escolas e unidades sanitárias foram electrificadas.

Por outro lado, houve intervenção de grande vulto no sector de saúde, com a conclusão das obras do Hospital Geral de Nampula, com o objectivo de descongestionar o hospital central, visto que esta última atende a doentes graves de todas as províncias do norte do país. Recordou a inauguração recente do hospital geral da Beira, e disse esperar que o hospital geral de Nampula tenha o mesmo impacto. Chapo disse que não há outro partido que se preocupa em resolver os problemas do povo, reiterou que só a Frelimo dá escolas, hospitais ao povo, dá livros gratuitos às crianças nas escolas, dá propinas gratuitas da primeira à nona classe nas escolas públicas às crianças, dá água, energia, etc.

Disse ainda que junto com a edilidade de Nampula o Governo está a trabalhar para que sejam construídos mais centros de saúde nos diferentes bairros da capital do norte. E deu exemplo dos bairros Sawasawa, Namachilo e Naburi.

O candidato garante ainda a construção de sistemas de abastecimento de água em Anchilo e Namigonha bem como a construção de mais escolas secundárias, de forma  para reduzir as distâncias percorridas pelos alunos e também o rácio alunos-professor é muito elevado.

Chapo promete aumentar as vias de acesso de entrada e saída na cidade de Nampula, para flexibilizar o tráfego e acabar com enormes engarrafamentos nas horas de ponta.

Em relação ao seu compromisso, Daniel Chapo voltou a falar sobre o seu projecto de descentralizar às capitais do país, para Nampula, a par de Nacala, uma vez que as duas cidades têm condições para serem Capitais Económicas de Moçambique. Para tal será necessário reactivar a Zona Económica Especial de Nacala, assim como o Parque Industrial de Nacala porque isso vai colaborar para o desenvolvimento económico daquela região. Acrescentou ainda que acredita que esse movimento irá atrair mais investimentos para instalações de diversos tipos de fábricas e indústrias, que irão garantir a criação de empregos para a juventude.

O candidato presidencial da Frelimo quer ainda explorar o potencial agrícola e turístico em Nampula.  Quer expandir as áreas de exploração turística para além da Ilha de Moçambique, Chocas a Mar, entre outras, deu exemplo das Ilhas Crusse e Jamali que precisam de ser infraestruturas, com água, energia e vias de acesso para facilitar a atracção de investimentos neste sector.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos