Dois sistemas de abastecimento de água serão entregues, hoje, a vila sede de Mossuril e o posto administrativo de Nanhupo-rio, província de Nampula, no âmbito de programa PRAVIDA. Na sua mensagem, o Presidente da República revelou, ainda, que dentro de quatro meses serão concluídas outras infra-estruturas do género em Nampula e Zambézia.
Mesmo diante de uma ameaça crescente da pandemia COVID-19, a vida no país não parou. Foi assim que o Presidente da República começou a sua mensagem, por ocasião da entrega de dois sistemas de abastecimento de água na província de Nampula no âmbito do programa Água para Vida ou, simplesmente, PRAVIDA.
“Hoje, os residentes da vila Sede de Mossuril e os do Posto Administrativo de Nanhupo-Rio, no distrito de Mugovolas, todos na província de Nampula, estão em festa.
Recebem os sistemas de abastecimento de água potável, no âmbito do nosso programa “Água para Vida – PRAVIDA”, que no quinquênio passado se mostrou ser um investimento público eficaz na aceleração do nosso desiderato de prover água segura e permanente às populações.
Assim, através do Secretário de Estado e do Governador da Província de Nampula, que fazem hoje a entrega dos dois sistemas de água, quero felicitar a todos os residentes da vila Sede de Mossuril e do Posto Administrativo de Nanhupo-Rio. Felicito igualmente, ao Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, pelo contínuo empenho na resolução do problema de falta de água potável no país e garantir ao povo moçambicano que o programa do Governo continuará a ser implementado no presente ciclo.
Até ao final dos 100 dias, iremos entregar aos moçambicanos os Sistemas de Abastecimento de Água de Liúpo-Sede, em Liúpo e Odinepa, em Eráti, ambos na província de Nampula, de Mavala, em Balama, na província de Cabo Delgado e de Milange-Sede, em Milange na província de Zambézia.
No mesmo período, vamos iniciar as obras de reabilitação e expansão do Sistema de Abastecimento de Água de Gurúe, na província de Zambézia.
Com a entrada em funcionamento destes dois sistemas, os residentes destas parcelas do país, passam a ter melhor acesso a fontes de água de qualidade, que é um imperativo nas exigências e nos actuais esforços do combate à COVID-19.
Apelamos às populações de Mossuril-Sede e de Nanhupo-Rio para velarem pelas infra-estruturas que recebem e garantirem a sua sustentabilidade, poupando mais água, evitando a sua vandalização e contribuindo para os custos de operação.
Parabéns à população e aos Governos dos distritos de Mossuril e Mugovolas; parabéns a Província de Nampula!”, lê-se na mensagem do Presidente da República.