Esta quinta-feira, às 18:30, na Fortaleza de Maputo, terá lugar o concerto de lançamento do vídeo musical da campanha “A paz é nossa cultura”, uma iniciativa do Secretariado para o Processo da Paz (PPS). A apresentação pública do vídeo musical da campanha “A paz é nossa cultura” acontece numa altura em que o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o presidente da Renamo, Ossufo Momade, encerraram, no dia 15 de Junho, a última base da antiga guerrilha em Vanduzi, distrito da Gorongosa, na província de Sofala, no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR).
A música e o vídeo da campanha tiveram a coordenação e direção artística de Stewart Sukuma, na qualidade de embaixador do movimento. A canção conta com a participação dos autores: Massukos (Niassa), Dama Ija (Nampula), Júlia Mwitu (Cabo Delgado), Radjha Ally (Nampula), Euridse Jeque (Zambézia), Yolanda Kakana (Maputo), Wazimbo (Maputo), Twenty Fingers (Sofala) e Stewart Sukuma (Maputo).
Os participantes do projecto vão animar a sessão de lançamento oficial do videoclipe.
Segundo uma nota de imprensa, tendo em conta a diversidade nacional, de ritmos, de instrumentos, de culturas, a música bem como o vídeo-clipe procuraram uma abordagem representativa. “Sabíamos que não seria possível termos todas as línguas, todas as províncias ou mesmo todos os artistas que gostaríamos. Ainda assim, criámos uma música riquíssima, destacando instrumentos moçambicanos, vozes nacionais com grande reconhecimento nas suas províncias de origem, ritmos tradicionais e uma forte mensagem de paz, de tolerância, de irmandade”, diz Stewart Sukuma.
A música da presente campanha tem por base as línguas locais, ligadas entre si através de um refrão em língua portuguesa.
O vídeo-clipe foi gravado em vários pontos do país, num conjunto de locais com forte impacto visual e potencial de divulgação de Moçambique no estrangeiro, transmitindo uma imagem de beleza e paz, nomeadamente: Reserva Especial de Maputo e Distrito de Marracuene (Maputo), Lago Niassa (Niassa), Ilha de Moçambique (Nampula), Baia de Pemba (Cabo Delgado), entre outros pontos urbanos de interesse.
A campanha “A paz é nossa cultura” tem como objectivo colocar a arte, e a música de modo particular, ao serviço da Paz, influenciando um debate mais abrangente na sociedade moçambicana.