Concerto Li Otre la Lengua é a designação de dois concertos realizados pela Embaixada de Itália, Embaixada da Suíça e a Fundação MUSIARTE – Conservatório de Música e Arte Dramática. Concebido para duas noites, o primeiro concerto realiza-se esta noite, logo a partir das 19 horas, nas Torres Rani, 10º andar do Hotel Radisson Blu, na Cidade de Maputo.
No mesmo local, esta quinta-feira, os artistas convidados irão, igualmente, apresentar-se em palco a partir da mesma hora.
Concerto Li Otre la Lengua insere-se na celebração da 32ª Semana da Língua Italiana no Mundo.
Segundo uma nota de imprensa da Fundação MUSIARTE – Conservatório de Música e Arte Dramátic, a apresentação será feita por artistas-professores nacionais e estrangeiros, em mobilidade Erasmus+, um programa da União Europeia. No dois concertos, serão interpretadas obras que variam desde a idade média até os dias actuais, as quais, artisticamente, continuam a revelarem-se relevantes para os apreciadores de música clássica.
A primeira parte do concerto será apresentada pelos seguintes artistas italianos: Damiano Lazzaron, Stefano Pagliari e Luis Lanzarini.
Quanto à segunda parte do concerto, terá no palco as artistas moçambicanas: Stella Mendonça, Sónia Mocumbi e Gizela Tricamegy, e a alemã/zimbabweana Jessica Urte, e ainda os artistas Damiano Lazzaron, Stefano Pagliari e Luis Lanzarini.
Nos concertos em Concerto Li Otre la Lengua serão interpretados os seguintes Compositores: C. Monteverdi, A. Vivaldi, W.A. Mozart, G. Donizette, D. Lazzaron, P. Iturralde, R. Molinelli, P. Viardot e Fritz Kreisler.