O Museu Mafalala recebe, no dia 29 deste mês, o segundo concerto do projecto Running From the Urb. Trata-se de uma iniciativa de exaltação da periferia e seus ícones, bem como de reinvenção da memória colectiva e reivindicação de espaços marginalizados, através da música, da fotografia, vídeo e outras formas de expressão.
Na sua segunda edição, o Running From the Urb é co-produzido pelo Museu Mafalala, MAC – Creative Lines e traz para a ribalta os D.R.P (Dark Room Produtions), conjunto sobejamente conhecido pelo ritmo, arte e poesia que reproduz narrativas marcantes do dia-a-dia da cidade de Maputo, com especial enfoque para a juventude.
O concerto quer cruzar diferentes perspectivas e interpretações dos diversos elementos constitutivos e identitários da Mafalala, por extensão da periferia (Chamanculo, Xipamanine, Minkadjuíne e Mavalane) numa busca que se pretende profunda e constante do passado, ao mesmo tempo em que se abre uma janela para o futuro dos becos, da madeira e zinco e outros traços dos históricos bairros da urbe. Reclamando, também, para si o direito à cidade.
É objectivo do espectáculo revisitar figuras icónicas da periferia exaltar a renaissance suburbana de Maputo, instigando a discussão em torno do seu papel e influência na edificação da consciência colectiva, face aos eventos de sua época.