O município de Pemba proibiu a celebração do fim do ano, devido a insegurança e o drama humanitário provocado pelo Ciclone CHIDO.
Segundo o comunicado emitido na ultima sexta feira 27 de Dezembro” O Conselho Municipal da cidade de Pemba informa que ficam cancelados e proibidos eventos, shows, festas, uso de objectos pirotécnicos e fogos de artifício no final do ano 2024″.
A insegurança supostamente provocada pelas manifestações contra os resultados das últimas eleições gerais e a necessidade de solidariedade para com as vítimas do ciclone CHIDO, são apontadas como as principais causas para a proibição da celebração da transição do ano em Pemba.
“A situação de segurança em Pemba não é favorável, a situação para a realização de actividades festivas envolvendo massas não é favorável, que a situação social face ao sofrimento que os citadinos de Pemba vivem não é favorável”, explica o comunicado do município de Pemba, que pede desculpas aos munícipes pelos transtornos causados.
Refira-se que Cabo Delgado já não celebra a transição de ano com fogos de artifício desde 2019, devido aos ataques terroristas, que até hoje continua a provocar luto e deslocamento da população em quase toda província.